Osvaldo Antunes Lopes

Uso do GPR (Ground Penetrating Radar) em Trechos de Pavimentos da Cidade Universitária da UFRJ

Laura Maria Goretti da Motta

A utilização do GPR - “Ground Penetrating Radar”, ou georadar, como ensaio nãodestrutivo de prospecção geofísica aplicada a pavimentos rodoviários, ainda é pouco difundida no Brasil. No entanto, poderá constituir uma ferramenta importante no gerenciamento de pavimentos. Procura-se neste trabalho, determinar nos radargramas os elementos de identificação da estrutura do pavimento e correlacionar à deflectométria com a viga Benkelman. O equipamento utilizado é da marca IDS*, antenas de 600 MHz e 1,6 GHz de freqüência. O local dos experimentos foi o sistema viário do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ilha do Fundão. Os resultados se mostraram promissores.
* Ingegneria Dei Sistemi.

The use of GPR - "Ground Penetrating Radar", or georadar as non-destructive testing of geophysical prospecting is not yet widespread in Brazil. However it may become or important tool for pavement management studies. In this work it was intended to determine identification features of paviment structure through the radargrams and their correlations with deflections measured with the Benkelman beam. The IDS equipment used is provided with antennas of 600 MHz and 1.6 GHz . The site of field experiments was the street network at the campus of Federal University of Rio de Janeiro, at Fundão Island. The results are encouraging.