Fábio Gouvêa Andrezo Carneiro

Aplicação de Metodologias para a INTERNET e de Teorias do Desenho Industrial na Elaboração de um Portal para a Área de Sistemas Petrolíferos: Estudo de Caso

Luiz Landau

Esta dissertação apresenta a concepção de um portal para a área de Sistemas Petrolíferos baseada em aspectos da própria área, de algumas metodologias para a Internet e de teorias do Desenho Industrial. A aplicação de tais aspectos “descongestiona” visualmente a informação, minimiza as dúvidas, o tempo de acesso aos conteúdos e o desconforto, além de oferecer ferramentas para a comunicação e a interação entre pesquisadores, alunos e professores. Como estudo de caso, foi elaborado o portal do Curso de Sistemas Petrolíferos da COPPE/UFRJ, onde alunos e professores poderão trocar experiências, discutir sobre as disciplinas e acessar conteúdos técnico-científicos.

This dissertation presents a conception of a Petroleum Systems Portal based in aspects of this field of research, of some Internet Methodologies and Industrial Design Theories. The application of these aspects visually improves the information, reduces the misunderstandings, the navigation time and the discomfort, besides that, it offers communication and integration tools among researchers, students and professors. As case study, the Petroleum Systems Course Portal of the COPPE/UFRJ was elaborated, where students and professors will be able to exchange experiences, to discuss subjects and to access scientific and technical contents.