Alexandre Almeida de Lima

 

Título



Ambiente Virtual de Treinamento em Montagem Estudo de Caso: Pequena Empresa Moveleira

Orientador(es)



José Luis Drummond Alves

Resumo



Nos dias de hoje mudanças são uma constante e as novas tecnologias não podem mais serem vistas como algo distante da realidade de pequenas empresas. Novas idéias são ativos críticos para estabelecer uma posição no mercado. Uma forma de manter uma empresa competitiva é utilizar novos conceitos de treinamento. Treinamentos são questões importantes em tarefas onde é necessário alto grau de especialização e onde a falta de procedimentos padronizados pode influenciar a qualidade de produtos, segurança no trabalho e gastos desnecessários durante fases de aprendizado. Pesquisas com ambientes virtuais colocam como tema questões como colisão, equipamentos sofisticados e técnicas de interação. Entretanto, poucos estudos consideram um método sistemático que pode ser utilizado para desenvolver estímulos em um ambientes de treinamento, desde a análise do trabalho até a validação do ambiente como ferramenta de aprendizado. Esta pesquisa mostra um método de desenvolvimento de um ambiente virtual de montagem considerando aspectos de treinamento, usabilidade e validação de resultados, verificando a capacidade do aprendiz de reter na memória o que aprendeu. O método foi aplicado na construção de um ambiente virtual para treinamento de trabalhadores de uma pequena empresa moveleira. A partir da validação são oferecidas sugestões para treinamento de situações de montagem utilizando ambientes virtuais.

Abstract



In today’s ever changing world, new technologies can no longer be seen as something distant from small company`s reality. New ideas are critical to establish dominance in the market. One way to keep a company competitive is to use new training concepts in human resources. Training tasks is an important issue in jobs where a high degree of specialization is required and where the lack of standardized procedures may influence product quality, work safety and unnecessary expenses during learning phases. Assembly environment researchs usually take as main theme issues such as collision, equipments and interaction techniques. However, few studies consider a systematic method that can be used in the development of virtual environments, from the work analysis, till the validation of the environment as a learning tool. This research presents a method to develop an assembly training virtual environment and takes into account aspects of education, training, usability techniques and validation issues, verifying the memory of the learned information. The method was applied in the construction of an assembly virtual environment to train workers from a small furniture company. Using these validation design principles, suggestions were given to help improve assembly work situations using virtual environments.

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