Solange Lima de Souza

Evasão no Ensino Superior: Um Estudo Utilizando a Mineração de Dados como Ferramenta de Gestão do Conhecimento em um Banco de Dados Referente à Graduação de Engenharia

Nelson Francisco Favilla Ebecken

Trabalho experimental que objetiva gerar conhecimento a partir da investigação da evolução dos alunos compostos em uma base de dados da graduação de engenharia. Pretende demonstrar um padrão descritivo dos casos que levam ao abandono do curso, através da utilização das técnicas de mineração de dados. Foram criadas regras de classificação, através de árvores de decisão, e regras de associação. Algumas considerações acerca da educação nesta nova economia do conhecimento também foram trazidas, visando contribuir para a mudança do comportamento constatado. Os resultados do trabalho mostraram uma série de disciplinas que conduzem à reprovação, indicando a necessidade de se rever o currículo dos cursos ou a abordagem das disciplinas.

This experimental work has as objective to find out knowledge through the use of data mining techniques. It inquiries the student’s evolution composed in a database of engineering graduation. The purpose is to demonstrate a descriptive standard of the cases that lead to the abandonment of the course. It had been created Classification Rules, through Decision Trees, and Association Rules. Some questions concerning the education in this new knowledge based-economy had been also brought. The results of the work had suggested that some modifications must be introduced to produce an increase in academic efficiency.