Felipe de Araújo Castro

 

Título



Estudo da Interação entre Risers, Linhas de Ancoragem e Unidade Flutuante do Tipo Turret

Orientador(es)



Carlos Magluta e Gilberto Bruno Ellwanger

Resumo



Este trabalho tem o objetivo de analisar a interação entre os componentes de um sistema offshore típico, formado pelos risers, linhas de ancoragem e unidade flutuante do tipo turret, sujeitos aos carregamentos ambientais de onda, vento e correnteza. Neste estudo, são verificados os efeitos das linhas (risers e linhas de ancoragem) nos movimentos da plataforma, e, em conseqüência, os efeitos nos esforços de topo extremos dos risers flexíveis. Foram realizados ensaios em modelo reduzido, para representação do sistema offshore descrito, em uma lâmina d’água de 850 metros, incluindo ensaios de decaimento e diferentes combinações de incidências ambientais. As análises dos resultados obtidos nos ensaios indicaram variações significativas no comportamento quasi-estático e dinâmico da plataforma quando se considera os efeitos de arraste e amortecimento das linhas. Análises complementares foram realizadas, baseadas em simulações numéricas, com o objetivo de verificar os efeitos das variações de movimento da plataforma, nas cargas de topo dos risers flexíveis (tração, força cortante e momento fletor).

Abstract



This work presents the results of an analysis of a typical offshore system, formed by the risers, mooring lines and a turret moored platform, subjected to environmental conditions incidence. The objective of the analysis is to verify the interaction/coupling between these components, in order to evaluate the lines’ (risers and mooring lines) effect on the platform movements, and, in addition, the subsequent consequences on the top loads of the risers. Model tests were performed to represent the offshore system in water 850 meters deep, including decay tests and tests combining wind, waves and current. The results of the analysis have indicated significant variations in the platform behavior, when the drag and damping generated by the risers and mooring lines were taken into consideration. Additional analyses were performed based on numerical simulations to analyze the variations of the top loads (axial, shear tension and moment) induced by movement changes.

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