Luis Alberto Herrmann do Nascimento

Título



Nova Abordagem da Dosagem de Misturas Asfálticas Densas com Uso do Compactador Giratório e Foco na Deformação Permanente

Orientador(es)



Laura Maria Goretti da Motta

Resumo



Este estudo tem como principal objetivo a proposição de uma nova abordagem para a dosagem de misturas asfálticas densas, com foco na prevenção da deformação permanente, baseada em critérios oriundos do comportamento dos materiais na compactação giratória e em ensaios mecânicos. Foram utilizados diferentes agregados minerais, granulometrias e ligantes para o preparo de misturas asfálticas com os compactadores Marshall e giratório, que foram submetidas aos ensaios de deformação permanente no simulador de tráfego francês, ensaios uniaxiais para a determinação do módulo dinâmico e do Flow Number, entre outros parâmetros mecânicos, e análises do intertravamento do esqueleto pétreo segundo o Método de Bailey. As curvas de compactação giratória foram utilizadas para a obtenção de diversos índices que foram associados ao esqueleto pétreo e comparados com o desempenho das misturas nos ensaios mecânicos. Verificou-se que esses índices oriundos do compactador giratório são sensíveis ao grau de intertravamento do esqueleto pétreo e ao teor de ligante, tendo boa correlação entre si e com o comportamento das misturas asfálticas, indicando que os mesmos têm grande potencial de serem utilizados nos processos de seleção dos materiais e de dosagem das misturas, visando à prevenção da deformação permanente nos revestimentos asfálticos.

Abstract



The main objective of this study is to develop a new approach for hot-mix asphalt (HMA) design focused on rutting prevention, based on parameters from the materials behavior during the gyratory compaction and mechanical tests. It was used different mineral aggregates, gradations and binders to prepare HMA’s using Marshall and gyratory compactors. These HMA’s were submitted to French wheel track rutting test, uniaxial tests to determine the dynamic modulus, Flow Number and others mechanical properties, and analysis of the aggregate skeleton interlock using the Bailey Method. The gyratory compaction curves index were compared with the aggregate skeleton properties and it was associated to mechanical testes rutting performance parameters. It was verified that these index from gyratory compactor are sensible to aggregate interlock and binder content, and it has a good correlation with themselves and the HMA’s behavior, indicating that these parameters has a good potential to be used in the materials selection and HMA design processes to prevent the asphalt layers rutting.

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