Janaína Dias Avelino

Análise de Desempenho de Estacas de Fundação em um Terreno com Presença de Solos Moles

Márcio de Souza Soares de Almeida e Paulo Eduardo Lima de Santa Maria

Neste trabalho, é mostrado um estudo das fundações de um conjunto de prédios que farão parte da Escola de Ensino Médio do SESC, localizada na Barra da Tijuca – Rio de Janeiro. A obra é composta por aproximadamente doze mil estacas pré-moldadas, que compõem o aterro estruturado e as fundações dos prédios, e é situada num terreno com presença de solos moles em camadas que variam de 2m a 13m de espessura. Para o presente estudo foram realizados 85 Provas de Carga Dinâmica (sendo 41 com CAPWAP) e 8 Provas de Carga Estática (SML). A análise do estaqueamento é realizada estimando-se a capacidade de carga através do método do repique e da relação entre as provas de carga dinâmica e estática. É realizada uma análise probabilística do repique (K), da constante r e de Gb/ empregando o Método da Expansão em Série de Taylor gerando-se uma função da carga mobilizada (Pr) e a partir dessa função analisa-se a probabilidade de ruptura do estaqueamento. Uma análise da aplicabilidade desse método para o caso em estudo também é mostrada. Posteriormente, é realizado o cálculo da probabilidade de ruptura da fundação do aterro estruturado pelo método do índice de confiabilidade através dos parâmetros estatísticos da carga do aterro e da carga mobilizada nas estacas.

This work presents a study of the piled foundations of a group of buildings that will be part of the Secundary School of SESC, in Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. Approximately twelve thousand precaste concrete piles were driven for the structured embankment and the foundations of the buildings. The geotechnical profile presents layers of soft soils that vary from 2m to 13m in thickness. For the present study 85 Dynamic Load Tests were carried out (being 41 with CAPWAP) as well as 8 Static Load Tests (SML). The analysis of the piling was accomplished considering the ultimate load capacity evaluated by the method of the elastic rebound and the relationship between the results of dynamic and static load tests. A probability analysis of the mobilized load (Pr) was realized using the method of Expansion in Series of Taylor. An analysis of the applicability of that method for the case in study was also performed. Finally, the assessment of the probability of failure of the foundation of the structured embankment was accomplished by the method of the reliability index through the statistical parameters of the load of the embankment and of the mobilized load on the piles.