Leonardo Maturo Marques da Cruz

Estudo Comparativo de Variações Espaciais e Temporais nas “Forçantes Meteorológicas” em Um Modelo de Ondas de Terceira Geração no Oceano Atlântico Sul

Luiz Landau

No presente trabalho um estudo de caso de geração e propagação de ondas superficiais de gravidade no Oceano Atlântico Sul é realizado através de modelagem numérica, com objetivo de avaliar o comportamento do modelo sob a influência de diferentes condições de contorno. O modelo de ondas utilizado, WAVEWATCH-III, foi forçado com os campos de vento das Reanálises do National Centers for Environmental Prediction (NCEP) e com as Análises do modelo Aviation Forecast (AVN /NCEP). Para comparação dos resultados foi utilizado o ondógrafo direcional do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), fundeado em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. As comparações foram realizadas em termos de altura significativa, período de pico, período médio e direção média. Os resultados obtidos mostraram que de maneira geral o modelo apresentou desempenho satisfatório na representação do swell que atinge a região, embora algumas importantes deficiências tenham sido identificadas.

In the present work a case study of generation and propagation of wind waves in the South Atlantic Ocean is carried out through numerical modeling. The main purpose is to evaluate the behavior of the model driven by different boundary conditions. The WAVEWATCH-III model is forced with the wind fields obtained from the National Centers for Environmental Prediction (NCEP) Reanalysis and from the Aviation Forecast (AVN/NCEP) analysis. In order to evaluate the model results, data from the directional waverider of the Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), located in Arraial do Cabo, Rio de Janeiro is used. The comparisons are carried out in terms of significant wave height, peak period, average period and mean wave direction. The results show that the model performance is satisfactory in the representation of the swell that reaches the region, although some important deficiencies are identified.