Francisco José Costa Reis

Influência do Nível de Protensão na Deformação de Estruturas Executadas com Protensão Externa

Ibrahim Abd El Malik Shehata e Mauro Schultz

Este trabalho objetiva estabelecer metodologia para avaliação da influência do nível de protensão na deformação das estruturas executadas com protensão externa. Deformações excessivas, que se refletem em abertura exagerada de fissuras e na abertura de juntas entre aduelas pré-moldadas, constitui-se em condição indesejável que pode se manifestar em obras que apresentam algum tipo de falha de projeto ou de execução. O estudo teórico do comportamento de estruturas planas com cabos de protensão exteriores não-aderentes e vários desviadores é desenvolvido baseado na formulação em elementos finitos do comportamento não linear físico e geométrico de elementos de barra e de cabo. É elaborado um sistema em FORTRAN para análise de comportamento de vigas e fornecimento de dados para comparação com resultados de ensaios. Os resultados proporcionados pelo programa são comparados com os obtidos em uma série de ensaios realizados em vigas protendidas isostáticas no C.E.B.T.P. na França e os dos testes efetuados em vigas isostáticas e contínuas protendidas externamente na Universitad Politécnica de Catalunya na Espanha.

This work aims to establish a methodology to evaluate the influence of the level of prestress in the deformation of structures executed with external prestressing. Large deformations, that reflects in exaggerated opening of cracks and on the joint opening of precast segmental girders is an undesirable condition that can occour in structures which presents design or construction faults. A theoretical study of the behavior of in plane strctures with external prestressing tendons and deviators is developed and based on a finite element formulation, taking into occount the non linear behavior of the beam and tendon elements. The developed program, written in FORTRAN language allows the analysis of the beam behavior for differents prestressing levels. The results of the program are compared with the data of a series of tests carried out in C.E.B.T.P in France and those carried out in isostatic and continuous beams externally prestressed in the Universitad Politécnica of Catalunya in Spain.