Cláudio Henrique Dias Guimarães

Avaliação de Risco Ambiental de Sítios Contaminados por Hidrocarbonetos de Petróleo

Márcio de Souza Soares de Almeida

O passivo ambiental de solos e águas subterrâneas contaminadas acumulado ao longo dos anos, principalmente após a Revolução Industrial, gerou uma questão de extrema importância para ser gerenciada pelas atuais e futuras gerações; ainda mais se for considerado que a geração desse passivo não foi interrompida. A indústria de petróleo contribui com parcela significativa desse passivo, seja pelas suas operações normais, seja pelos acidentes com vazamento significativo que impactam o meio ambiente. Este estudo objetiva contribuir para a discussão do uso no Brasil da Avaliação de Risco Ambiental como ferramenta de gestão corretiva de passivo em sítios contaminados por hidrocarbonetos de petróleo. Para isso, são resumidas as informações consideradas relevantes para o assunto, pesquisados os enfoques adotados em alguns dos principais países do mundo e no Brasil, e estudadas as metodologias e os programas delas decorrentes disponíveis e mais utilizados no Brasil, com a aplicação de um dos programas estudados em um estudo de caso, para discussão e análise dos resultados.

The environmental liability caused by the contamination of soils and underground waters throughout the years, mainly after the Industrial Revolution, is a subject of extreme importance to be managed by the current and future generations; especially if we consider that the generation of such liability has not been interrupted yet. The petroleum industry contributed with a significant portion of this liability, either for its normal operations, or for the accidents with significant leaks that damage the environment. This research aims at contributing to the discussion of the use in Brazil of the Risk Environmental Assessment as a tool of corrective management of environmental liability in sites contaminated by hydrocarbons of petroleum. For that, the relevant information on the subject is summarized; the focuses adopted in some of the main countries of the world and in Brazil were researched; the available methodologies and the resulting programs which have been more commonly used in Brazil were studied, with the application of one of these programs in a case study, for discussion and analysis of results.