CPC 744 - GEOPROCESSAMENTO APLICADO ÀS ENERGIAS RENOVÁVEIS EM ENGENHARIA

Objetivos
 Fornecer ao aluno conhecimentos básicos para a utilização de ferramentas de geoprocessamento, com destaque aos princípios básicos de Banco de Dados, Cartografia e instrumentos de análise espacial/ambiental integrada.
 Apresentar os princípios de operação/integração dos Sistemas de Posicionamento Global, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas (SIG).
 Capacitar os alunos para o aprendizado e integração de conhecimentos básicos a serem utilizados e aplicados em atividades acadêmicas e de pesquisa.
 Aquisição de dados, informações e elaboração de projetos SIG associados.

Ementa (Syllabus)

1. O Conjunto das Geotecnologias. Introdução ao Geoprocessamento. Conceitos básicos de Cartografia: geodésia, escala, projeções cartográficas. Princípios básicos em geoprocessamento. Sistema de Posicionamento Global. Sensoriamento Remoto. Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Estruturas e tipos de dados geográficos. Topologia. Aquisição e Manipulação de Dados. Geocodificação. Gerenciamento e Integração de Dados. Consulta e Análise Espacial. Característica dos SIGs. Integração de dados multidisciplinares em SIG. Métodos de modelagem espacial. Aplicações em geoprocessamento: engenharia, meteorologia, energia (agroenergia, fontes renováveis, nuclear), oceanografia, urbano e ambientais. Introdução ao ArcGIS.

Bibliografia (Bibliography)

[1] Assad, E.D. & Sano, E.E. (1998). Sistema de Informações Geográficas – Aplicações na Agricultura. 2ª Edição. Brasília. EMBRAPA. 434p.

[2] Blaschke, T. & Kux, H. (orgs.). (2005). Sensoriamento Remoto e SIG: novos sistemas sensores: métodos inovadores. São Paulo: Oficina de Textos.

[3] Burrough, P.A. Principles of Geographical Information Systems - Spatial Information Systems and Geoestatistics, Oxford: Clarendon Press, 1998, 335 p.

[4] Câmara, G., Casanova, M.A., Hemerly, A.S., Magalhães, G.C., Medeiros, C.M.B. (1996). Anatomia de Sistemas de Informação Geográfica. Campinas: Instituto de Computação, UNICAMP.

[5] CCRS (2004). Canada Centre for Remote Sensing. www.ccrs.nrcan.gc.ca/ccrs.

[6] Florenzano, T. G. (2002). Imagens de Satélite para Estudos Ambientais. Oficina de textos. São Paulo.

[7] Longley, P.A.; Goodchild, M. F.; Maguire, D. J.; Rhind, D. R. (2016). Geographic Information Systems and Science. John Wiley & Sons.

[8] Sausen, T.M. (1997). Cadernos Didáticos para Ensino de Sensoriamento Remoto. SELPER capítulo Brasil e INPE.

[9] Instituto de Pesquisas Espaciais - INPE. (2001). Introdução à Ciência da Geoinformação. Câmara, G., Davis, C., & Monteiro, A. M. V. (Orgs.). Online: http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/introd/

• Luiz Landau
  • Corbiniano Silva

Créditos / CH (Credits/ Workload)