COC 898 - DINÂMICA DOS SOLOS APLICADA A MODELOS FÍSICOS

Objetivos

O aluno aplicará conceitos da dinâmica dos solos para estimar a resposta sísmica de estruturas de terra face a solicitações dinâmicas e sísmicas. Deste modo o aluno estará capacitado para analisar alguns problemas de engenharia geotécnica e de interação solo-estrutura.

Ementa (Syllabus)

1. Teoria da vibração de sistemas elementares: vibrações harmônicas livres não amortecidas e amortecidas, vibrações forçadas não amortecidas e amortecidas, amortecimento viscoso, frequência de ressonância, vibração da base.
  2. Teoria da propagação de ondas em meios elásticos: equação do movimento, tipos de onda, reflexão e transmissão de ondas.
  3. Comportamento de solos carregados dinamicamente: propriedades dinâmicas dos solos, modelos de estimativa das propriedades dinâmicas dos solos.
  4. Análise de Resposta do Solo: análise de resposta unidimensional linear e não linear, análise de resposta 2D.
  5. Efeitos Locais.
  6. Liquefação dos solos: métodos de avaliação para o início da liquefação.
  7. Fundações superficiais: soluções teóricas e analógicas.
  8. Isolamento de fundações.

Bibliografia (Bibliography

[1] S. L. (1996): Geotechnical Earthquake Engineering. E.U.A. , Prentice-Hall.

[2] RICHART, F.E., HALL, J.R. e WOODS, R.D. (1970). Vibrations of Soils and Foundations – Prentice-Hall

[3] BOWLES JOSEPH E. (1996): Foundation Analysis and Design. México. Mc Graw-Hill.

[4] PRAKASH, S. (1981). Soil Dynamics – Mc. Graw Hill.

Professor

• Marcio De Souza Soares De Almeida
  • Maria Cascão Ferreira De Almeida

Créditos / CH (Credits/ Workload)