COC 785 - Análise de Ciclo de Vida de Materiais e Edificações

Objetivos

Este curso tem como objetivo principal oferecer conhecimentos teóricos e práticos que permitam aos alunos desenvolver um conjunto de habilidades úteis no estudos de impactos ambientais de materiais de construção e edificações, usando a ferramenta de análise de ciclo de vida (ACV). Para isso, serão abordadas as fases do desenvolvimento de ACV e a interpretaçao dos resultados. O curso será focado no uso de ACV na área de materiais de construção e edificações, dando também conhecimento de normas, protocolos e sistemas usados nessa área, como por exemplo o sistema de declarações ambientais de produtos (DAP), o desevolvimento do “product environmental footprint” (PEF) e o uso de ACV de edificações em programas de certificação de edifícios sustentáveis, tais como LEED e BREAM.

Ementa (Syllabus)

1. Introdução ao ACV e a metodología do ACV; História, protocolos relevantes, pensamento de ciclo de vida
  2. Objetivo, escopo e unidade funcional
  3. Coleta de dados