COC845 - Tópicos Especiais em Interação Solo-Estrutura em Fundações

Objetivos

 

Ementa (Syllabus)

 

  1. A influência dos recalques nas solicitações de edificações.
  2. A variação das deformações em pilares com o tempo.
  3.  Instrumentação e monitoração de deslocamentos, deformações e cargas.

 

Bibliografia (Bibliography

 [1] Barata, F.E. (1986) Recalques de Edifícios sobre Fundações Diretas em Terrenos de Compressibilidade Rápida e com a Consideração da Rigidez da Estrutura. Tese de Concurso para Professor Titular do Departamento de Construção Civil, Escola de Engenharia da UFRJ, Rio de Janeiro.

[2] Danziger, B.R., Danziger, F.A.B., Crispel, F.A. (2000) A Medida dos Recalques desde o Início da Construção como um Controle de Qualidade das Fundações. Anais IV Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia, SEFE IV, São Carlos, v. 1, pp. 191-202.

[3] Danziger, F.A.B., Santa Maria, P.E.L., Gonçalves, A.V.S., Crispel, F.A. (1995) Controle de Qualidade em Fundações: Medidas de Recalques em Prédios desde o Início da Construção. Anais Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, ENTAC’95, Rio de Janeiro, v. 1, pp. 125-130.

[4] Gonçalves, J.C. (2004) Avaliação da Influência dos Recalques das Fundações na Variação de Cargas dos Pilares de um Edifício. Tese M.Sc., COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro.

[5] Gonçalves, J.C. (2010) A Influência dos Recalques das Fundações no Comportamento de Edificações ao longo do Tempo. Tese D.Sc., COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro

 

 

Professor

Fernando Artur Brasil Danziger

 

Créditos / CH (Credits/ Workload)

3.0 / 45h 

Imprimir