CPC 804 - Introdução ao Processamento Sísmico

Objetivos

Entre muitas das técnicas de aquisição geofísica, o método de reflexão sísmica é o mais amplamente usado e conhecido dentre as demais técnicas. O dado oriundo deste método pode ser processado a fim de produzir seções sísmicas (imagens da subsuperfície) de tal forma a revelar detalhes das estruturas geológicas em profundidade.

O uso de ferramentas que facilitem o ensino de diferentes métodos de aquisição, processamento e interpretação na sísmica é de grande importância para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes de Geofísica e áreas afins. Como complemento ao curso Introdução ao Método Sísmico, este apresentará um conjunto de comandos em linguagem Shell Script (Linux) que permitirá realizar o processamento convencional de dados sísmicos 2D utilizando o pacote open source Seismic Unix (CWP/SU) desenvolvido pelo Center for Wave Phenomena (CWP) da Colorado School of Mines (CSM).

O curso tem o objetivo de mostrar que, em geral, o processamento sísmico visa aumentar a resolução sísmica e a razão sinal-ruído (SNR) do dado através de três principais etapas: deconvolução (resolução vertical), empilhamento (aumentar SNR) e migração (resolução horizontal). Dentro deste escopo, o estudante deverá ser capaz de realizar o processamento convencional de dados sísmicos 2D selecionando as rotinas e parâmetros do pacote CWP/SU.

Pré-requisito: Introdução ao Método Sísmico

Ementa (Syllabus)

1. Etapas do processamento sísmico - visão geral
  2. Examinando um dado sísmico: -        Análise de dado real offshore e onshore; - Informação do cabeçalho (header); - Visualizando o dado; - Aplicação de ganho.
  3. Controle de qualidade do dado: - Geometria (utilização do relatório de campo); - Edição de traços; -            Inspeção direta dos traços; -Atenuação de múltiplas; - Fatores que geram o decaimento da amplitude; - Métodos de recuperação da amplitude
  4. Atenuação de Ruído: - Sinal sísmico e ruído; -  Ruído aleatório; - Ruído coerente; - Análise do espectro de amplitude e filtragem do dado
  5. Deconvolução: - Modelo convolucional; - Deconvolução determinística (filtro inverso); - Deconvolução estatística; -Deconvolução spiking como um processo de filtragem; -Deconvolução spiking usando filtro de Wiener; - Janela de autocorrelação; - Comprimento do filtro.
  6. Dando continuidade ao processamento: - Ponto médio comum (CMP); - Análise de velocidade; - Correção Normal Moveout (NMO); - Empilhamento no domínio CMP.
  7. Correção Estática: - Correção de elevação estática; - Correção de residual estática.
  8. Migração Sísmica: - Princípio de Huygens e princípios básicos de migração; - Modelo do refletor explosivo; - Tipos de migração quanto a metodologia; -         Algorítmo de migração; - Migração pós-empilhamento f-k (Stolt).

Bibliografia (Bibliography

[1] David Forel, Thomas Benz, and Wayne D. Pennington. Seismic Data Processing with Seismic Un*x: A 2D Seismic Data Processing Primer, volume 12 of Course Notes Series. Society of Exploration Geophysicists, Tulsa, 2005.

[2] Wail A. Mousa and Abdullatif A. Al-Shuhail. Processing of Seismic Reflection Data Using MATLAB, volume 10 da série Synthesis Lectures on Signal Processing, Morgan & Claypool Publishers, 2011.

[3] Öz Yilmaz. Seismic Data Analysis: Processing, Inversion, and Interpretation of Seismic Data.Society of Exploration Geophysicists, Tulsa, second edition, 2003.

[4] André L. Romanelli Rosa. Análise do Sinal Sísmico. Sociedade Brasileira de Geofísica, 2010.

[5] Kearey P. Brooks M. Hill I. Geofísica de Exploração. Oficina de Textos, 2009.

[6] Mamdouh R. Gadallah and Ray Fisher. Exploration Geophysics. Springer, 2010.

Luiz Landau

Josias José da Silva

Créditos / CH (Credits/ Workload)

3.0 / 45h