COC 705 - Estabilização de Solos: Solo-cimento/cal

Francisco José Casanova de Oliveira e Castro

Ementa (Syllabus)

i. A ESTABILIZAÇÃO de SOLOS: tijolos, blocos e intertravados estruturais e de vedação.
ii. É a Estabilização de Solos uma Tecnologia Apropriada Branda?
iii. O Solo Estabilizado X o Concreto.
iv. A estabilização alcalina (cimento/cal/silicato/aluminato). A hidratação do cimento Portland. A química da estabilização do Solo Tropical Residual Laterítico.
v. Mecanismos da interação solo-cal; solo-cimento; solo-polímeros (orgânicos naturais e artificiais); solo-ácido fosfórico; solo-enzimas e solo produtos químicos comerciais patenteados. Agentes coadjuvantes: resinas naturais, polímeros e polieletrólitos.
vi. Análise e cubagem de jazidas de solos. Tipos de solos. Identificação e análise sensível dos solos. Ensaios de campo expeditos e de laboratório.
vii. A reatividade dos solos e a seleção e a escolha do mais adequado técnica e economicamente para ser estabilizado. A adequabilidade para uso como adobe e tijolos/blocos prensados. Métodos de correção e adequação de um solo à estabilização.
viii. Métodos de dosagem do solo-cimento, solo-cal e solo/resíduos. Os resíduos industriais, minerários e agrícolas na construção civil. Tipos e teorias de compactação do solo: ESTÁTICA x DINÂMICA.
ix. Variáveis de colocação do solo estabilizado: definição e determinação dos valores ótimos. O CÁLCULO do SOLO ESTABILIZADO.
x. O processo de cura do solo estabilizado: tipos e tempo necessário. Preceitos e cuidados.
xi. O controle da qualidade dos tijolos fabricados. Normas da ABNT, DIN, ASTM, COPPE. Ensaios físicos (absorção d'água total e absorção capilar; choque térmico), mecânicos (resistência à compressão axial - no estado seco, seco ao ar e saturado), ensaios de abrasão e de durabilidade.
xii. Equipamentos necessários para fabricação de tijolos estabilizados. A industrialização do solo estabilizado. Plantas de produção automatizadas. Tipos de prensas: vantagens e desvantagens. Equipamentos periféricos. Visão geral sobre o sistema construtivo (alvenaria estrutural). Exemplos de construções: do popular de interesse social à alta renda. Argamassas para o solo-cimento. Outras aplicações importantes do solo estabilizado.
xiii. O ciclo de vida do Solo-Cimento.
xiv. Exemplos de construção com tijolos estabilizados.

Bibliografia (Bibliography)

[1] Material de primeira mão fornecido pelo professor; abrangendo seus estudos na Universidade e de consultoria em obras.

Créditos / CH (Credits/ Workload)

3.0/45h