CPC 872 - Modelagem Física e Numérica da Capacidade de Carga de Estacas Torpedo

Objetivos

Compreender os principais mecanismos envolvidos em um problema de capacidade de carga de estacas torpedo; desenvolver modelo físico centrífugo para a obtenção da capacidade de estacas torpedo; modelar numericamente o problema desenvolvido em centrífuga.

Ementa (Syllabus)

i. Capacidade de carga de estacas torpedo - Estado da arte

ii. Modelagem física em centrífuga de um problema de capacidade de carga de estacas torpedo

iii. Modelagem numérica de um problema de capacidade de estacas torpedo

Bibliografia (Bibliography

[1] Aguiar, C. S. Análise da interação solo-estrutura de âncoras do tipo torpedo para plataformas offshore. Tese de doutorado, COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, p.135, 2011.

[2] Brinkgreve, R.B.J., Vermeer, P.A., 2002. PLAXIS: Finite Element Code for Soil and Rock Analyses. CRC Press, Balkema, Leiden, Netherlands version 8.

[3] Das, B. M. Seeley, G. R., and Raghu, D. Uplift capacity of model piles under oblique loads. Journal of the Geotechnical Engineering Division, ASCE. 102: 1009-1013, 1976.

[4] David M. Potts, Lidija Zdravkovic, Lidija Zdravković 1999. Finite Element Analysis in Geotechnical Engineering application.
Thomas Telford, 2001 - Technology & Engineering - 427 p.

[5] Duncan, J. M., Byrne, P., Wong, K. S. & Mabry, P. 1980. Strength, stress–strain and bulk modulus parameters for finite element analyses of stresses and movements in soil masses, Geotechnical Engineering Research, Report No. UCB/GT/80-O1.
Berkeley, CA, USA: University of California.

[6] Freitas, A. C. Comportamento à tração de Estaca-Torpedo Modelo em argila mole. Tese de doutorado, COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, p. 457, 2014.

[7] Madabhushi, G. Centrifuge Modelling for Civil Engineers. Boca Raton: CRC Press, 2014.

[8] Santiago, P. A. C. Estudo experimental do arrancamento de dutos enterrados ancorados com geogrelhas utilizando centrífugaCOPPE/UFRJ Programa de Engenharia Civil Ementa: CPC872 Arquivo:CPC872- Modelagem Física e Numérica da Capacidade de Carga de Estacas Torpedo
geotécnica. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil, p. 101, 2010.

[9] Taylor, R. N. Geotechnical Centrifuge Technology. 1a Edição.
Glasgow: Blackie Academic & Professional, 1995.

Márcio De Souza Soares De Almeida

Maria Cascão Ferreira De Almeida

Créditos / CH (Credits/ Workload)

3.0 / 45h