Rodrigo Moretti Kochem
Resumo
Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma metodologia de identificação de rompimento de linhas de ancoragem em sistemas offshore. A metodologia proposta possui duas abordagens distintas para identificar situações de avaria: a abordagem através dos períodos naturais e a abordagem utilizando curvas de probabilidade de passeio. Para o entendimento das questões que permeiam a metodologia, foram realizados estudos paramétricos, demonstrando a influência do passeio, da avaria das linhas de ancoragem e da variação do calado em períodos naturais de unidades flutuantes. Por meio deste trabalho também foi desenvolvido um programa que automatiza todos os procedimentos desenvolvidos pela metodologia de identificação de avaria. Por fim, a metodologia desenvolvida foi aplicada em estudos de caso numéricos e em séries temporais de movimento com dados reais, demonstrando a viabilidade desta proposta.
Abstract
The current paper aims to develop a new methodology, which can identify the breakage of mooring lines in offshore systems. The proposed methodology is based on two different approaches to recognize failure situations: considering natural periods and using offset probability curves. In order to understand the issues that permeate the methodology, this study carried out parametric analysis, which demonstrated the influence of the offset, of the failure of the anchor lines and of the draft variation in natural periods of floating units. Besides, throughout this research, it was developed a program that automates all the procedures developed by the failure identification method. Finally, the developed methodology was applied in numerical case studies and time-series analysis of movement based on real data, demonstrating the viability of this thesis.