Carlos Eduardo Rossigali

Título

Atualização do Modelo de Cargas Móveis para Pontes Rodoviárias de Pequenos Vãos no Brasil


Orientador(es)

Michèle Schubert Pfeil
Luis Volnei Sudati Sagrilo

 

Resumo

Para aumentar a durabilidade e melhorar o comportamento de pavimentos e obras de arte rodoviárias, os projetos devem ser elaborados com base em modelos de cargas que produzam efeitos similares aos dos veículos reais. Assim, há a necessidade de modernizar a norma brasileira de cargas móveis em pontes rodoviárias, a qual não foi concebida desta forma. É neste contexto que o presente trabalho se insere. A partir da análise de cinco fontes de dados rodoviários, elaborou-se uma base de dados que foi utilizada para simular o tráfego em pontes típicas da malha viária brasileira, considerando vãos de até 40 m, em situação de fluxo livre, objetivando a elaboração das distribuições de extremos dos esforços estáticos. Em pontes de pequenos vãos, a situação crítica em termos de esforços solicitantes é o fluxo livre dos veículos, com a consequente amplificação dinâmica; para avaliar esta ação, realizaram-se análises dinâmicas das pontes, considerando a interação veículo-pavimento-estrutura, mediante a passagem de um caminhão articulado de 5 eixos. Finalmente, por meio de um processo de busca, propuseram-se duas novas configurações, que reproduzem de forma mais adequada os efeitos devidos ao tráfego real em pontes de pequenos vãos.

 

Abstract

In order to increase durability and improve performance of pavements and highway bridges, design should be based on live load models which produce effects similar to those of actual vehicles. Thus, there is a need to update the live loads for highway bridges in the brazilian design code, which were not defined with this prerequisite. This work deals with this problem. From the analyses of five data sources, a comprehensive database was prepared. It was used to simulate traffic on typical bridges of the brazilian highways network, considering spans up to 40 m in free flow situation, aiming the distributions of extremes from static effects. In small-span bridges the governing situation in terms of effects is the free flow, with dynamic amplification. To evaluate this event, dynamic analyses for these bridges were performed, considering the vehicle-pavement-structure interaction. For this purpose, the motion of a 5-axle articulated truck was determined. Finally, by means of a seek process, two new configurations were proposed, which reproduce more adequately the effects due to actual traffic on small-span bridges.

 

 

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