Monique Meireles Teixeira Lima

Título

Gestão Portuária com Subsídios de Modelagem Computacional para Projetos de Dragagem


Orientador(es)

Flavio Cesar Borba Mascarenhas


Resumo

Os portos brasileiros estão cada vez maiores e mais competitivos, em virtude do aumento na movimentação de cargas, assim como outros aspectos inerentes ao crescimento portuário. Consequentemente, as embarcações que trafegam nos canais de navegação possuem dimensões cada vez maiores. Tal fato implica na melhoria e enfoque primordial nas obras de dragagem, quer sejam de aprofundamento, alargamento e manutenção. No caso dos portos públicos brasileiros, o Governo Federal possui Programas específicos que visam o financiamento de obras para a execução de dragagens através do Programa Nacional de Dragagem Portuária, criado em 2007. Este Programa tem como objetivo principal a hierarquização visando a priorização dos investimentos. Nesse contexto, a presente tese objetiva subsidiar a priorização atualmente realizada, utilizando como incremento a modelagem morfodinâmica, que caracteriza a região de interesse e apresenta como resultado das simulações uma importante condicionante para previsão de novas dragagens: a taxa de sedimentação anual. Os modelos computacionais utilizados para a análise foram o MIKE21 e o SisBAHIA®, sendo o primeiro baseado no Método de Diferenças Finitas e o último no Método de Elementos Finitos. Os resultados encontrados apresentaram-se satisfatórios na avaliação da taxa de assoreamento e previsão de dragagem de manutenção. Inseridos em uma metodologia proposta, pode ser considerado mais um critério para tomada de decisão, agregando valor no reajuste do atual ranking de portos públicos a receberem investimentos do governo para suas obras de dragagem.


Abstract

The Brazilian ports are becoming more competitive, due to the increase in cargo handling, as well as other aspects of port growth. Consequently, vessels that travel in the navigation channels have larger dimensions. This fact implies improvement and primary focus in dredging works, whether of deepening, widening and maintenance. In case of the Brazilian public ports, the Federal Government has specific programmes aimed at the financing of works for the execution of dredging by of the Dredging Port Dredging Nacional Programme, created in 2007. This program has as main objective the hierarchization for prioritizing investments. In this context, the present thesis aims to subsidize the currently performed prioritization, using as increment the morphodynamics modeling that characterizes the region of interest and presents as a result of simulations an important condition for prediction of new dredging: annual sedimentation rate. The computer models used in the analysis were MIKE21 and SisBAHIA®, being the first based on the finite difference method and the last in the finite element method. The results were satisfactory in siltation rate assessment and prediction of maintenance dredging. Entered into a proposed methodology, can be considered as a criterion for decision making, adding value in the readjustment of the current ranking of public ports to receive investment from the Federal Government for dredging works.

 

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