Mauro Cesar Gurgel de Alencar Carvalho

Título



Processo de Criação e Validação de um Sistema de Realidade Aumentada e Virtual para o Ensino de um Gesto Esportivo: Ushiroukemi

Orientador(es)



Luiz Landau e Estélio Henrique Martin Dantas

Resumo



O presente estudo objetivou criar e validar sistemas de Realidade Aumentada (RA) e Virtual (RV) para ajudar a promover a aprendizagem de uma habilidade esportiva: ushiro-ukemi (rolamento para trás do Judô). Os sujeitos eram 508 estudantes (10,35 + 2 anos) de Colégio Pedro II, separou pelo conhecimento prévio sobre o tema. O grupo de controle (G0) não recebeu nenhuma instrução. Os grupos experimentais receberam diferentes abordagens de ensino: aula de Judô tradicional (G1), aula auxiliada por sistema de RA baseada em projeção (G2), livro aumentado (G3), livro digital e aula de Judô tradicional (G4 e G5). Estudos preliminares tiveram que ser desenvolvidos para se fazer o estudo experimental: a caracterização de ushiro-ukemi; a modelagem e animação humana virtual em 3D; os sistemas de RA; história em quadrinhos sobre ushiro-ukemi; o livro digital (RV); o livro aumentado (RA); criação e verificação da validade e fidedignidade do questionário e do teste motor. Finalmente durante o estudo experimental, ANOVA de Kuskal-Wallis mostrou diferença significativa entre grupos para os resultados do questionário (p <0,0001) e do teste motor (p <0,001). O teste de comparação múltipla entre as médias do ranqueamento mostrou que G0 diferiu significativamente de todos os outros grupos nos resultados do questionário e resultados de teste de motor. G2 tirou 6,7 (mediana) e diferiu significativamente (p <0,05) de todos os outros grupos para os resultado do teste de motor. Todos os grupos experimentais apresentaram evidência de validade como ferramentas auxiliares de ensino para aulas de Educação Física e Esporte.

Abstract



The present study aimed to create and validate both Virtual (VR) and Augmented Reality (AR) systems to help to promote sport skill learning: ushiro-ukemi (Judo backward breakfall). The subjects were 508 students (10,35 + 2 year old) from Colégio Pedro II, separated by their previous knowledge about the theme. The control group (G0) received no instruction. The experimental groups received different teaching approaches: regular class (G1), class supported by projector based AR system (G2), augmented book (G3), digital book and a regular class (G4 and G5). Preliminary studies had to be developed to perform the experimental study: the ushiro-ukemi characterization; the 3D character modeling and animation; the AR systems; the comics about ushiro-ukemi; the digital book (VR); the augmented book (AR); the questionnaire and motor test creation and verification of their validity and reliability. Finally during the experimental study, Kuskal-Wallis ANOVA showed significant difference between groups for the questionnaire (p < 0,0001) and for the motor test (p < 0,001) results. The test of multiple comparison between the ranks mean showed that G0 differed significantly from all the other groups for questionnaire and motor test results. G2 scored 6,7 (median) and differed significantly (p < 0,05) from all the other groups for the motor test results only. All experimental groups have presented evidence of validity as auxiliary teaching tools for Physical Education and Sport classes.

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