José Claudio de Carvalho Soares

Título


Uma metodologia para implementação de melhorias na gestão do portfólio de projetos de tecnologia da informação para o alinhamento do processo com os objetivos do negócio.

Orientador(es)


Nelson Francisco Favilla Ebecken

Resumo


Esta pesquisa apresenta uma metodologia para a implementação de melhorias no nível de maturidade do processo de gestão de portfólio de tecnologia da informação. Com base em lições aprendidas em campo e através da realização de pesquisa bibliográfica fundamentada em diversos temas relacionados comgovernança de TI, alinhamento estratégico de TI ao negócio, processo de gestão de portfólio de TI, modelos de maturidade de gestão de portfólio de projetos de TI, mapas estratégicos do BSC e lógica Fuzzy, foi estruturada uma metodologia voltada para o desdobramento das melhorias necessárias ao aumento do nível de maturidade do processo nas dimensões “Pessoas”, “Processos”, “Tecnologia”, “Gestão Financeira” e “Relacionamentos”. Com o objetivo de demonstrar a aplicação da metodologia proposta, foi realizada uma simulação da aplicação do mesmo nos resultados de um estudo de caso do processo de gestão de portfólio de projetos de TI no segmento de Downstream de uma empresa de Óleo&Gás. Os resultados obtidos na simulação realizada permitiram validar que a aplicação da metodologia proposta é capaz de avaliar e estruturar de forma adequada as ações de melhoria necessárias ao aumento do nível de maturidade e alinhamento estratégico do processo de gestão de portfólio de TI das organizações.

Abstract


This research presents a methodology for the implementation of improvements in the maturity level of the Information Technology portfolio management process. Based on lessons learned from the Field and through a bibliographical research
based on several topics related to IT governance, strategic alignment of IT to the business, IT portfolio management process, maturity models of portfolio management to IT projects, strategy maps BSC and Fuzzy logic, it was built an methodology aimed at the deployment of improvement needed to the increase of the maturity level in the dimensions “People”, “Process”, “Technology”, “Financial Management” e “Relationships”. Aiming to demonstrate the application of the proposed methodology, it was made a simulation of the method based on the results of a case study in the IT projects portfolio management process in the Downstream segment of an Oil&Gas company. The obtained results during the simulation allowed the validation of the proposed methodology, witch is capable to adequately evaluate and organize the improvement actions needed to the increase of the maturity level and the strategic alignment of the IT portfolio management process in organizations.

Print