Geraldo Luciano de Oliveira Marques

Título



Utilização do Módulo de Resiliência como Critério de Dosagem de Mistura Asfáltica; Efeito da Compactação por Impacto e Giratória

Orientador(es)



Laura Maria Goretti da Motta

Resumo



O objetivo desta tese foi estudar a influência de alguns fatores tais como granulometria, tipo de ligante, teor de ligante, tipo de compactação e temperatura no valor do módulo de resiliência de misturas asfálticas densas. Procurou-se desenvolver uma metodologia para utilizar o módulo de resiliência como um critério de dosagem de misturas asfálticas, possibilitando projetá-las para atingirem um determinado valor (ou faixa de valores) de módulo de resiliência. Foi desenvolvido um planejamento de experimentos fatoriais para a obtenção do modulo de resiliência e resistência a tração por compressão diametral de misturas asfálticas tipo concreto asfáltico em função dos fatores citados. Foram obtidos modelos de previsão do módulo de resiliência das misturas estudadas em função dos fatores escolhidos. Também foi possível obter para as misturas estudadas previsões para o teor de ligante em função do valor do modulo de resiliência, teor de vazios, temperatura, tipo de ligante, tipo de compactação.

Abstract



The aim of this thesis is to study the influence of some factors such as granulometry, the kind of asphalt, asphalt content, the kind of compacting and temperature on the resilient modulus value of dense asphalt mixtures. It was intended for the development of a methodolgy using the resilient modulus as a criterion for the design of asphalt mixes that would allow their projection in order to reach the determined value (or range of values) of the resilient modulus. A factorial experiments plan was developed in order to obtain the resilient modulus and the tensile strength to diameter compression of the asphalt mixes, such as asphalt concrete as function of the mentioned factors. It was obtained prediction models for the resilient modulus of the mixes examined in function of the selected factors. It was also possible to obtain for the examined mixes predictions for asphalt content in function of the resilient modulus value, void content, temperature, kind of asphalt and kind of compacting.

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