Marcela Maria Toscano Krau

Título

AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV) DO BERÇO À CONSTRUÇÃO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS COM INCORPORAÇÃO DE RECLAIMED ASPHALT PAVEMENT (RAP) E RESÍDUO DE POLIETILENO TEREFTALATO (PET)

 

Orientador(es)

Francisco Thiago Sacramento Aragão

Lucas Rosse Caldas

 

Resumo

O setor de transportes é responsável por inúmeros benefícios socioeconômicos. No entanto, seu processo construtivo resulta em impactos negativos inevitáveis ao meio ambiente. Este estudo utiliza a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) para analisar diferentes cenários misturas asfálticas pouco convencionais incorporados com Reclaimed Asphalt Pavement (RAP) e resíduo de Polietileno tereftalato (PET). O escopo da ACV foi do berço à construção, com unidade funcional de 3,5 m de largura e 1 km de comprimento e espessura de 5 cm de revestimento. Os teores adotados foram de 50%, 30% e 10% de RAP e 6%, 5%, 4% de PET, e dois cenários de referência, totalizando oito cenários de mistura a quente. A modelagem foi feita no SimaPro base de dados Ecoinvent, com abordagem midpoint, avaliando 28 potenciais impactos ambientais. Os resultados apontam os benefícios dos materiais residuais no desempenho ambiental à medida que se aumentam seus teores, principalmente nos impactos relacionados à saúde humana e ecossistema, devido à redução de exploração de matéria-prima e destino adequado para plásticos e microplásticos. Os hotspots estão nas etapas de produção dos materiais e de produção da mistura. Como principal contribuição científica, tem-se coleta de informações (inputs) para etapa de construção de pavimentos, úteis para referências de estudos futuros ou fins de comparação em outras investigações, além da identificação dos hotspots categorias de impacto, mapeando possíveis causas a montante e ações mitigadoras.

 

 

Abstract

The transport sector is responsible for numerous socio-economic benefits. However, the construction process of its infrastructure results in unavoidable negative impacts on the environment. This study uses the Life Cycle Assessment (LCA) methodology to analyze different production and construction scenarios for asphalt mixtures using unconventional mixes incorporated with RAP or PET waste. The scope of the LCA was from the cradle to laid and the functional unit was 3.5 m in width, 1 km in length, and 5 cm in thickness of coating. The incorporations in the mixtures were in the contents of 50%, 30%, and 10% of RAP and 6%, 5%, 4% of PET, both with reference scenarios, totaling eight scenarios for hot mixtures. The analyses were modeled using the SimaPro tool and Ecoinvent database, with a midpoint approach, evaluating 28 possible environmental impacts. The results point out to a positive performance as the content of alternative materials increase. The main contributions are related to human health and ecosystem impacts. In this context, the climate change hotspots were concentrated in the material production and in the asphalt mixture production stages due to the high energy consumption caused by hot mixing. The main scientific contribution of the work is the pavement construction configurations that can serve as a reference for future studies or comparison purposes in other investigations, and the identification of the main hotspots on impact categories, mapping possible upstream causes and mitigating actions.

 

 

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