Victor Lisboa Silveira

Título

CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DO EMBUCHAMENTO DE ESTACAS DE AÇO EM ARGILA MOLE

Orientador(es)

Francisco de Rezende Lopes

Graziella Maria Faquim Jannuzzi

Resumo

Este trabalho buscou contribuir com os estudos sobre o comportamento de estacas de aço cravadas em argilas moles, em particular na questão do embuchamento. Foram ensaiadas estacas-modelo com três perfis de seções diferentes e mesmo comprimento: circular, quadrado e H, sendo as duas primeiras com ponta aberta, além de um modelo de estaca reduzido de seção H. As estacas foram cravadas em um campo experimental chamado Sarapuí II, na região metropolitana do Rio de Janeiro, onde existe um depósito de argila muito mole, orgânica, cinza escura. As estacas foram cravadas e em seguida extraídas com uma máquina desenvolvida para execução de ensaios CPTu e de estacas- modelo. Os ensaios forneceram curvas carga-deslocamento nas fases de cravação e extração. Posteriormente pôde-se medir a bucha formada nas estacas. A interpretação dos resultados dos ensaios indicou a formação de bucha nos quatro modelos de estacas e forneceu os valores médios do atrito unitário e da resistência de ponta unitária dessas estacas. As cargas de cravação medidas permitiram uma comparação com resultados de CPTu obtidos anteriormente, em termos de resistência de ponta e atrito lateral, bem como de perfis de resistência não drenada, Su.

 

 

 

Abstract

This work aims at contributing to the studies of the behavior of steel piles driven into soft clays, in particular on the issue of soil plugging. Model piles were tested with three different sections and the same lenght: circular (tube), square and H, the first two with open ends, in addition to a reduced pile model with H section. The piles were driven in a test site called Sarapuí II, in the metropolitan region of Rio de Janeiro, where there is a deposit of very soft organic, dark grey clay. The piles were driven and then extracted with a rig developed to perform CPTu and tests on model piles. The tests provided load- displacement curves in the driving and extraction phases. Later, it was possible to measure the plug in the piles. The interpretation of the test results indicated the formation of plug in the three piles and provided the average values of unit friction and tip resistance of these piles. The measured driving loads allowed a comparison with previous CPTu results, in terms of tip resistance and skin friction, as well as profiles of undrained shear strength, Su.

 

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