Ana Beatriz Ribeiro Campos

Título

TECNOLOGIA NO MERCADO IMOBILIÁRIO: GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NA COMERCIALIZAÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS

Orientador(es)

Luiz Landau

Resumo

Mesmo que as tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada estejam populares nas campanhas de marketing em diversos setores, alguns mercados sofrem com a falta de estudos e aplicabilidade das mesmas. O presente trabalho visa criar um guia de implementação das tecnologias em questão para a venda de imóveis novos no Brasil. Para isso, foram estudadas as tecnologias a serem implementadas e o mercado imobiliário brasileiro. Dividindo assim o trabalho em duas grandes etapas.
A primeira etapa compreendeu no levantamento de todos os dados possíveis para a análise: as tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada; o mercado imobiliário brasileiro e suas estratégias de vendas; Entrevistas com profissionais da área. Além disso, foram produzidas duas aplicações experimentais, a fim de levantar questões de implementação.
Já a segunda etapa, consistiu na análise de todos os dados da etapa anterior.
Entendendo e categorizando os resultados obtidos diante do mercado. Finalizando com a construção do guia de implementação para o mercado imobiliário brasileiro.
A contribuição deste trabalho está na criação de alternativas para o cenário de vendas imobiliárias brasileiro tendo em vista o avanço das tecnologias e a preocupação em construções mais sustentáveis reduzindo custos e evitando desperdício com energia, materiais e tempo, melhorando assim, a apresentação do empreendimento para possíveis clientes.

 

Abstract

Even though Virtual Reality and Augmented Reality technologies are very popular in marketing campaigns across industries, some markets suffer from a lack of study and applicability. This paper aims to create an implementation guide for Virtual Reality and Augmented Reality technologies for the sale of new properties in Brazil.
For this, the technologies to be implemented and the Brazilian real estate market were studied. Thus, dividing the work into two major steps.
The initial step included in the survey of all possible data for the analysis: the technologies of Virtual Reality and Augmented Reality; The Brazilian real estate market and marketing sales strategies; Interviews with professionals. Also, two experimental applications were produced to raise implementation issues.
The second stage consisted of analyzing all data from the previous stage.
Understanding and categorizing the results obtained from research with people involved in the market, the step ends with the construction of the implementation guide for the Brazilian real estate market.
The contribution of this work is the creation of alternatives for the Brazilian real estate sales scenario, considering the advancement of technologies and the concern with more sustainable buildings, reducing costs and avoiding waste of energy, materials and time, and improving the presentation of the project to potential clients.

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