Lívia Sant’Angelo Mariano

Título

VALIAÇÃO DE ALTERAÇÕES NO DESVIO PADRÃO DO ERRO DE BACKGROUND EM UM SISTEMA DE ASSIMILAÇÃO DE DADOS OCEÂNICOS 4D-VARIACIONAL

Orientador(es)

Luiz Landau

Luiz Paulo de Freitas Assad

 

Resumo

O desvio padrão de uma rodada longa e sem assimilação de dados é comumente utilizado na obtenção da matriz de covariância do erro de background em sistemas de modelagem com assimilação de dados 4D-variacional. A determinação adequada desta matriz é de fundamental importância, pois determina a forma como as informações observacionais serão propagadas no modelo. O desvio padrão do erro de background (Ʃ) tem como função garantir que as correções das variáveis de controle não excedam a magnitude da variabilidade típica. A proposta desta dissertação é a de uma atualização da matriz Ʃ a partir da solução prévia (ou prior) de uma simulação assimilativa, partindo da premissa de que esta seja uma representação mais adequada do campo de background. Um experimento de três meses com o desvio padrão modificado foi comparado com uma simulação na configuração padrão (ou seja, com o desvio padrão calculado a partir de uma rodada livre). A avaliação dos experimentos se baseou na comparação dos resultados das simulações com observações dependentes e independentes. Os menores valores para as métricas de erro consideradas foram observados em geral para a simulação com a nova abordagem. As diferenças entre as simulações foram significativas na redução dos erros em relação a dados de satélite de temperatura e altura da superfície do mar, além da componente meridional de velocidade em superfície de derivadores oceânicos.

Abstract

The standard deviation of a long run without data assimilation is commonly used to obtain the background error covariance matrix in 4D-variational data assimilation modeling systems. Proper determination of this matrix has a fundamental importance because it determines how observational information will be propagated in the model. The background-error standard deviation (Ʃ) is to ensure that the control variable corrections do not exceed the magnitude of the typical variability. The purpose of this dissertation is to update the Ʃ matrix from the prior solution of an assimilative simulation, assuming that it is a more adequate representation of the background field. A three-month experiment with the modified standard deviation was compared with a simulation in the standard configuration (i.e., the standard deviation calculated from a free run). The evaluation was based on the comparison of the simulation results with dependent and independent observations. The lowest values for the error metrics considered were generally observed for the simulation with the new approach. Differences between simulations were significant in reducing errors in relation to satellite data of sea surface temperature and height, as well as the surface velocity component of ocean drifters.

 

Print