Rômulo Montalvão Silva

Título

FINITE ELEMENT MESH MULTIPLICATION WITH BOUNDARY SMOOTHING

Orientador(es)

Alvaro Luiz Gayoso de Azeredo Coutinho

Renato Nascimento Elias

 

Resumo

Estetrabalhoapresentaumprocedimentoparamelhoriadarepresentaçãodasuperfície de malhas de elementos finitos quando refinadas por um processo de subdivisão. Inicialmente, a malha inicial é submetida a um refinamento uniforme por meio da subdivisão dos elementos, mantendo a representação inicial do contorno da geometria. Em seguida, os nós do contorno da geometria são filtrados para serem reposicionados utilizando um modelo geométrico de referência. Com o intuito de evitar buscas excessivas durante o processo de reposicionamento, é utilizada uma técnica de subdivisão espacial. Para o reposicionamento dos nós restantes (os nós internos), é utilizado um esquema simples, geralmente aplicado à problemas de interfaces móveis. Para ilustração dos resultados desse procedimento, são apresentados os estágios da geometria ao longo do processo, bem como a convergência volumétrica do sólido para cada nível de refinamento. Esse procedimento visa ajudar na geração de grandes malhas para simulações de larga escala em tempo de execução, evitando o procedimento tradicional de geração de malhas.

Abstract

A procedure to improve the boundary geometry of refined finite element meshes is presented. Initially,thecoarsemeshissubmittedtoanuniformrefinementbysplittingthe elements, but maintaining the coarse boundary. Then, the boundary nodes of the refined mesharefiltered. Toavoidsearchoverheads, aspatialsubdivisiontechniqueisappliedto the set of reference nodes. To repositionate the remaining nodes i.e., the internal nodes, a simple scheme widely used for moving boundary problems is applied. The capability of this procedure is illustrated showing the stages of the geometry during the process, as well as the mesh volumetric convergence for each level of refinement. This procedure aims to help generating meshes for large-scale problems at runtime instead of generating those meshes using traditional mesh generators.

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