Arthur Peixoto Curi

Título

COMPARAÇÃO TEÓRICO-EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DE UMA PONTE ESTAIADA SOB AÇÃO DE VENTO TURBULENTO

 

Orientador(es)

Michèle Schubert Pfeil
Ronaldo Carvalho Battista

Resumo

Este trabalho investiga diferentes ferramentas de modelagem teórica e física de uma ponte estaiada, com o intuito de estimar sua resposta dinâmica sob ação de vento turbulento. Um modelo numérico-computacional da ponte foi construído e submetido a diferentes tipos de carregamento – estáticos e dinâmicos – considerando as condições de escoamento representativas do vento no local da obra. O cálculo das forças aplicadas sobre o modelo numérico-computacional e a comparação teórico-experimental dos resultados em termos de acelerações e deslocamentos foram conduzidos com base em resultados de ensaios em túnel de vento, obtidos de um modelo seccional do tabuleiro da ponte e de um modelo físico aeroelástico completo. A correlação dos resultados permitiu validar a formulação teórica de análise aerodinâmica da ponte completa e o método de estimativa de resposta do tabuleiro.

Abstract

This work investigates different methods to theoretical and physical modelling of a cable-stayed bridge, with the purpose of estimating its dynamic response under turbulent wind action. A theoretical-computational model was built and undergone to different kinds of loads – static and dynamic – considering wind flow conditions that represent the bridge’s site. The calculation of the loads applied on the theoretical-computational model, as well as the theoretical-experimental comparison of the responses in terms of accelerations and displacements were based on wind tunnel tests data, taken from a sectional model of the bridge deck and a full 3D aeroelastic model. Correlation between results enabled the validation of the full bridge aerodynamic analysis theory and the estimation method of the bridge deck response.

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