Pedro Henrique Alves Freu

Título

Análise da Influência de Chuvas e Descontinuidades Hidráulico-Mecânicas na Estabilidade de Encostas Estudo do Caso do Km 85,70 da BR-116/RJ


Orientador(es)

Maurício Ehrlich

Resumo

 Os solos residuais jovens podem apresentar descontinuidades hidráulico-mecânicas herdadas da rocha matriz que possuem grande influência em seu comportamento mecânico. Através de análises de infiltração e estabilidade realizadas nos programas SEEP/W e SLOPE/W, respectivamente, avaliou-se de que forma estas descontinuidades influenciaram o escorregamento ocorrido no km 85,70 da rodovia BR-116/RJ em novembro de 2003 depois de um intenso período de chuvas, poucos meses após a encosta ter sido retaludada. Realizou-se uma análise paramétrica considerando uma faixa de valores de sucção inicial (500 kPa a 2.000 kPa) para a camada superior siltosa envolvida no escorregamento, verificando a resposta da encosta para diferentes volumes de chuva acumulados em 96 horas e diferentes intensidades pluviométricas horárias. Observou-se que a intensidade horária não afeta o fator de segurança e que a elevação do nível d’água a uma altura aproximada de 7,00 m levaria a encosta a ruptura. As análises foram realizadas tanto para a seção antes do corte do talude, como para a seção após o corte. Verificou-se que em situações em que o mecanismo de ruptura estiver associado à descontinuidades hidráulico-mecânicas, a solução de retaludamento, apesar de ser a mais barata, poderá causar uma redução do fator de segurança da encosta ao invés de aumentá-lo.

Abstract

 Young residual soils may present hydraulic-mechanical discontinuities inherited from the parent rock that have great influence on their mechanical behavior. Seepage and stability analyzes were performed in SEEP/W and SLOPE/W, respectively, in order to assess how these discontinuities have influenced the landslide that occurred at km 85,70 of the highway BR-116/RJ after an intense rainfall event in November of 2003, a few months after the reshaping of the slope. A parametric analysis was carried out considering a range of initial suction values (500 kPa to 2.000 kPa) for the top silty layer involved in the slip, evaluating its response to different volumes of accumulated rain in the 96 hours prior to failure and different hourly rainfall intensities. It was observed that the hourly intensity does not affect the safety factor and that a rise of the water table to a height of about 7,00 m would lead the slope to failure. Analyzes were performed for both cross sections before and after the reshaping of the slope. It was found that in situations where the failure mechanism is related to hydraulic-mechanical discontinuities, despite being the cheapest solution, the excavation of the slope may cause a reduction of the safety factor rather an increase.

 

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