José Wellington Santos de Vargas
Resumo
A interação solo-estrutura em cortinas flexíveis constitui-se num dos mais desafiadores problemas de geotecnia. Projetar obras desse tipo com base nos métodos clássicos pode ser antieconômico por um lado e não seguro por outro. Este trabalho apresenta um resumo dos métodos clássicos empregados no projeto de cortinas e também as principais contribuições sobre a interação solo-estrutura apresentadas na literatura. Faz-se também um estudo numérico para comparação com os resultados apresentados por ROWE (1952) em termos de distribuição de tensões, flexibilidade e redução de momentos. Apresenta-se também um estudo de caso hipotético onde se avalia numericamente a influência da deformabilidade do solo, flexibilidade da cortina, deslocabilidade da ancoragem e extensão da ficha. Os resultados apontam para a adequação do método empírico de redução de momentos proposto por ROWE (1952), exceto em alguns casos especiais. Conclui-se também que a flexibilidade da estrutura é o fator mais importante da interação solo-cortina, sendo a principal causa da redistribuição de tensões na região da ancoragem e abaixo da cota de dragagem.
Abstract
The soil-structure interaction in sheet-pile walls is one of the most challenging problems in geotechnical engineering. The design of this type of structure according to classical methods may be at the same time anti-economical and unsafe. This work presents a summary of classical methods of design as well as the main contributions on the soil-structure issue. Numerical analyses were performed and their results were compared with those presented by ROWE (1952) in terms of soil pressure distribution, pile flexibility and moment reduction. A hypothetical case is studied where the influence of soil compressibility, pile flexibility, anchor yield and embedment depth is evaluated numerically. The results show that the empirical method of moment reduction proposed by ROWE (1952) is adequate, except in some special cases. It is also concluded that the pile flexibility is the main factor affecting the soil-wall interaction, being the cause of pressure redistribution in the anchor zone and below the dredge line.