Abraham Guerrero Pazos

Título

Efeitos De Propriedades Morfológicas De Agregados No Comportamento Mecânico De Misturas Asfálticas


Orientador(es)

Francisco Thiago Sacramento Aragão


Resumo

Este trabalho avalia a influência de propriedades morfológicas de agregados no comportamento mecânico de misturas asfálticas. Para isso, dois agregados com características distintas, ou seja, um seixo rolado e uma pedra britada, são usados na pesquisa. Testes de caracterização morfológica destes agregados são conduzidos de acordo com metodologias tradicionais e usando um moderno sistema de análise por imagem, o Aggregate Imaging System 2 (AIMS 2). Para avaliar os efeitos de propriedades morfológicas de agregados no comportamento mecânico do concreto asfáltico, seis misturas contendo diferentes proporções de seixo rolado e pedra britada são projetadas de acordo com a metodologia Superpave e testadas em ensaios de desempenho mecânico. Testes também são conduzidos para ilustrar os efeitos de agregados miúdos no comportamento mecânico de misturas asfálticas de agregados finos, projetadas de acordo com características de projeto das misturas asfálticas correspondentes. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicam a viabilidade do uso do seixo rolado em obras de pavimentação asfáltica, especialmente quando este agregado é combinado a material mais angular. Além disso, os resultados também apontam para a necessidade da consideração de metodologias de caracterização de agregados que sejam mais objetivas, forneçam medidas mais diretas e sejam mais independentes das habilidades do operador do que ensaios convencionais. Isto pode levar à produção de misturas asfálticas mais econômicas, resistentes e duradouras.


Abstract

This study evaluates the influence of morphological properties of aggregates on the mechanical behavior of asphalt mixtures. For that, two aggregates with different characteristics, i.e., a gravel and a limestone, are used in the research. Laboratory tests are conducted to characterize the morphological properties of the aggregates following traditional methodologies and using a modern image analysis system, the Aggregate Imaging System 2 (AIMS 2). To evaluate the effects of aggregate morphological properties on the mechanical behavior of asphalt concrete, six mixtures containing different proportions of gravel and limestone are designed according to the Superpave methodology and evaluated in mechanical performance tests. Tests are also conducted to illustrate the effects of aggregates on the mechanical behavior of fine aggregate asphalt mixtures, designed based on the mix design characteristics of the corresponding asphalt mixtures. The results obtained in this research indicate the viability of the use of gravel in asphalt pavements, especially when this aggregate is combined to a more angular material. Furthermore, the results also point to the need for the consideration of methodologies to characterize aggregate properties that are more objective, provide more direct measurements, and are more independent of the skills of the technician who performs the tests than currently used procedures. This may lead to the fabrication of more economical, durable, and long lasting asphalt mixtures.


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