Daniele Moraes Electo de Paiva

Título

Análise da Eficiência Ambiental e Operacional de Portos Brasileiros Exportadores de Soja


Orientador(es)

Maria Claudia Barbosa


Resumo

Este trabalho apresenta a análise das eficiências ambiental e operacional de portos brasileiros organizados que movimentaram soja em 2014. As análises são feitas a partir dos resultados gerados com a aplicação de uma ferramenta multicritério conhecida como modelo DEA que torna possível a delimitação de uma fronteira de eficiência relativa. As variáveis ambientais aplicadas ao modelo constituem-se do índice de desempenho ambiental de portos, desenvolvido pela ANTAQ, e dos resultados obtidos em uma pesquisa, fruto da parceria entre a Secretaria de Portos da Presidência da República e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que resultou no diagnóstico ambiental de vinte e dois portos. Para aplicação dessas informações ao modelo matemático, foi necessária a codificação de informações do gerenciamento ambiental de sete portos marítimos. Os dados técnico-operacionais partiram do Sistema de Informações Gerenciais da ANTAQ. Os resultados mostraram que apenas um porto foi identificado como eficiente em seu gerenciamento ambiental, distando dos demais. No campo operacional, identificou-se ociosidade na infraestrutura dos portos com maiores quantitativos movimentados de soja. Esses resultados auxiliam a tomada de decisão para melhorias gerenciais de cunho ambiental e operacional.


Abstract

This work presents the analysis of the environmental and operational efficiency of Brazilian public ports that traded soy in 2014. The analysis are done based on the results obtained by using a multicriteria decision tool known as DEA which enables the outlining of a relative efficiency frontier. The environmental data applied to the model were the environmental performance index of ports developed by ANTAQ and the results of a research developed between Secretaria de Portos da Presidência da República and the Universidade Federal do Rio de Janeiro, which produced an environmental management outlook of twenty-two ports. In order to apply the information to a mathematical model, codification of the data related to seven sea ports was necessary. The technical data was acquired from the Sistema de Informações Gerenciais of ANTAQ. The results showed that only one port was identified as efficient regarding its environmental management, positioning itself far better than the others. On the operational field, idleness of the infrastructures was identified especially in those ports with the biggest amount of soy bean operated. The results may help on the decision making process to improve the ports performance, both environmentally and  technically.


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