Raissa Laubenbacher Sampaio de Toledo

Título

Dimensionamento de Vigas de Rigidez de Concreto de Pontes Estaiadas


Orientador(es)

Gilberto Bruno Ellwanger


Resumo

O projeto estrutural de uma ponte estaiada demanda recursos e conhecimentos estruturais de diversos níveis, incluindo aspectos que não necessariamente são levados em conta em um projeto de uma ponte convencional, mas que, em um projeto de uma ponte estaiada, são fundamentais. Dentre esses, a consideração da força cortante e do momento de torção, concomitantemente e de forma adequada, no dimensionamento longitudinal de uma viga de rigidez de concreto de uma ponte estaiada é uma prática pouco difundida, embora seja relevante para o projeto da obra de arte especial. Este trabalho tem como objetivo apresentar um procedimento de dimensionamento longitudinal baseado na teoria das placas fissuradas, considerando a contribuição dos esforços transversais (cortante e torção). Aspectos relacionados à análise não linear física e geométrica, fadiga dos estais e determinação coerente dos carregamentos móveis atuantes na estrutura, assim como demais tópicos relevantes ao projeto de uma ponte estaiada, são abordados no presente trabalho. Para tanto, foi feito um estudo de caso real de dimensionamento longitudinal seccional de uma viga de rigidez de uma ponte estaiada. Os resultados obtidos demonstram a importância da consideração do procedimento proposto para um dimensionamento visando à garantia da segurança estrutural.


Abstract

The structural design of a cable-stayed bridge requires resources and structural knowledge of several levels, including aspects that are not necessarily taken into account in the design of a conventional bridge. However, in a design of a cable-stayed bridge, they are fundamental. Among these, the consideration of shear and torsion, simultaneously and appropriately, in the longitudinal design of the concrete stiffening girder of a cable-stayed bridge is not a widespread practice, although relevant to the design of these bridges. This work intends to present a procedure of longitudinal design according to the microcracked panel theory, considering the contribution of transversal forces (shear and torsion). Aspects related to physical and geometric nonlinear analysis, fatigue of stays and the consistent determination of live loads, as well as other relevant topics related to the design of a cable-stayed bridge are discussed in this work. For this purpose, a real study case of a longitudinal sectional design of a cable-stayed bridge stiffening girder is presented. The results demonstrate the importance of considering the proposed procedure for the design aiming to ensure adequate structural safety.


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