Vinicius de Martin Sarnaglia

Título

Modelagem da Operação Portuária Aplicada à Quantificação de Emissões Atmosféricas

 

Orientador(es)

Otto Corrêa Rotunno Filho
Afonso Augusto Magalhães de Araujo


Resumo

O setor portuário é reconhecidamente importante para o desenvolvimento brasi-leiro, entretanto a poluição atmosférica decorrente dessa atividade requer tratamento físico-matemático adequado. Nesse sentido, esta dissertação investigou a utilização de simulação computacional na quantificação de emissões atmosféricas provenientes de atividades portuárias. O trabalho enfoca a modelagem sistêmica de eventos discretos, notadamente chegada e saída de navios e caminhões em um porto, com base em dois cenários em relação ao de referência: o cenário 1 indicando apenas mudanças operacio-nais e o cenário 2 levando em consideração mudanças na infraestrutura do terminal. Em síntese, a abordagem metodológica contempla a construção de um modelo representati-vo do terminal, incluindo o seu funcionamento geral, proposição de cenários e derivação de indicadores ambientais. Especificamente, avalia-se a emissão anual e a variação na escala diária da emissão de poluentes na atmosfera a partir de caminhões operando em marcha-lenta em cinco filas em um terminal concebido no âmbito do código computaci-onal ProModel. O resultado mostrou que a emissão anual, para a situação inicial, foi de, aproximadamente, 2.054 tons de CO, 277 tons de COV, 2.706 tons de NOx, 281 tons de HT, 88 tons de MP2,5 e 96 tons de MP10. As melhorias no cenário 1 e no cenário 2 levaram a uma redução de emissão de poluentes, respectivamente, de 18,10% e de 43,51%. Destaca-se o potencial da ferramenta de simulação para diversas operações portuárias e, em especial, no caso desta pesquisa, a possibilidade de obtenção de indicadores ambientais consistentes e normativos para a melhora da operação portuária.


Abstract

The port sector is recognized as important for the development of Brazil, however air pollution resulting from this activity requires appropriate physical-mathematical treatment. Thus, this dissertation investigated the use of computer simulation in quantifying atmospheric emissions in port systems. The work focuses on the systemic modeling of discrete events, namely arrival and departure of ships and trucks in a harbor, based on two scenarios relative to the baseline simulation: scenario 1 indicates only operational changes while scenario 2 takes into account changes in the terminal infrastructure. In summary, the methodological approach includes the construction of a model of the terminal, including its general operation, proposition of operational scenarios and derivation of environmental indicators. More specifically, we evaluate the behavior of the emission of pollutants in the atmosphere at the annual and daily time scale from trucks operating by means of five rows in a terminal designed in the framework of the software ProModel. The results showed that there was an annual emission for the initial situation of approximately 2,054 tons of CO, 277 tons of VOC, 2,706 tons of NOx, 281 tons of HT, 88 tons of MP2,5 and 96 tons of MP10. Improvements in scenario 1 and scenario 2 led to a decrease of, respectively, 18.10% and 43.51% with respect to emission of pollutants. In addition, we highlight the potential of simulation tool for various port operations and, in particular, in the case of this research, the possibility of obtaining consistent environmental indicators for the improvement of port operations.


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