Silvia Wienskoski de Abreu

Título

Análise de Comportamento Geomecânico de Túnel Escavado em Rochas Carbonáticas


Orientador(es)

Anna Laura Lopes da Silva Nunes


Resumo

Motivado pelas medidas de convergência e recalque obtidas pelo do plano de instrumentação, este estudo visa o melhor entendimento do comportamento geomecânico do maciço formado por Calizas e Caliches (rocha calcária bioconstruída), quando submetido a escavações subterrâneas. São analisados dados de instrumentação obtidos durante a escavação de um túnel rodoviário NATM, construído na República Dominicana. São apresentadas análises relacionando as deformações ocorridas à qualidade do maciço descrita através de uma proposta de adaptação da classificação GSI para o caso específico do maciço da região. Além disso, são avaliadas as influências da dimensão do avanço assim como do processo construtivo e da distância para a frente de escavação nos valores e evolução das medidas de convergência e recalque obtidas. Por fim é realizada uma proposta de modelagem pelo critério de ruptura de Hoek & Brown.


Abstract

Motivated by the settlements and convergence measures through the instrumentation program, this work aims at a better understanding of the geotechnical behavior of the rock mass formed by Calizas and Caliches (bio constructed limestone) when subjected to underground excavation. Instrumentation data collected during the excavation of a NATM, road tunnel in the Dominican Republic are analyzed. Analyzes are presented relating the deformation occurring to the quality of the mass described through a proposal to adapt the GSI classification for the specific case of regional rock mass. Moreover, the influences are evaluated on the size of the advance as well as the construction process and the distance to the excavation front in the values and changes in measures of convergence and settlement obtained. Finally a proposal for modeling through the Hoek & Brown failure criteria is made.


Print