Léo de Lacerda Andrioni

Título

Resposta da Baía de Guanabara a Eventos Extremos

 

Orientador(es)

Audalio Rebelo Torres Junior
Luiz Landau

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de variações no nível do mar, e as velocidades horizontais associadas, na Baía de Guanabara (BG), Rio de Janeiro, em cenários de eventos extremos, como por exemplo, tsunami. Foi utilizado um modelo hidrodinâmico de diferenças finitas, configurado em seu modo barotrópico e calibrado com dados de nível do mar registrados em dois pontos da Baía de Guanabara, pela Marinha do Brasil (MB), no período do ano de 2010. Os resultados obtidos ao forçar o modelo com o sinal medido no marégrafo da Ilha Fiscal foram comparados aos obtidos usando apenas a maré astronômica como forçante. A análise dos resultados demonstra a necessidade de estudar eventos extremos, visto que, quando estes interagem com a hidrodinâmica local podem responder por variações de nível da ordem metros e de velocidades quase o dobro das esperadas. Devido à importância da BG, o estudo desses fenômenos, mesmo que de maneira qualitativa, constitui uma ferramenta capaz de ajudar na tomada de decisões, tanto para a indústria do petróleo com seus cabos e embarcações quanto para a engenharia e operação de portos.


Abstract

This work presents a study of the variations of the horizontal speed and sea level high in the Guanabara Bay, Rio de Janeiro, under scenarios of extreme events, such as surges and tsunami effects. A finite difference model was used, configured in its 2D mode and calibrated with data from sea level recorded at two points of Guanabara Bay, two Brazilian Navy tide stations. The values obtained were compared with the results calculated using only the astronomical tide. The results reinforce the need to increase the knowledge related to extreme events, since when low predictability events interact with the local hydrodynamics variations in the level of order meters and speeds almost double those expected can be observed. Due to the importance of GB was interesting to evaluate, even if qualitative manner, their behavior and the different observed responses. The study of these phenomena is a tool that can help in decision-making, both for the oil industry with their cables and boats as for engineering and ports operation.


Print