Carolina Almeida Novaes dos Santos
Resumo
Este trabalho apresenta uma metodologia de retro-análise para estruturas de pontes existentes em pleno serviço cujos desenhos de projeto não estão disponíveis. Um caso exemplo de uma ponte urbana é utilizado para demonstrar a aplicação prática, discutir e avaliar os aspectos mais relevantes das principais etapas dessa metodologia -identificação estrutural, provas de carga estática e dinâmica e correlação dos resultados teóricos e experimentais - na reabilitação da ponte e no melhoramento do comportamento estrutural. Os resultados teóricos, obtidos por meio de modelos numérico-computacionais que consideram tanto as propriedades físicas dos materiais e conexões quanto os efeitos da interação veículo-estrutura, apresentam correlações favoráveis com os resultados experimentais obtidos dos ensaios estáticos e dinâmicos realizados sob ação de uma carreta com carga e características dinâmicas conhecidas.
Abstract
This work presents a retro-analysis methodology for bridge structures in service whose design drawings are not available. A case example of an urban bridge is employed to demonstrate the practical application and to discuss and evaluate the most relevant aspect of the main steps of this methodology – structural identification, static and dynamics tests, and correlation between theorethical and experimental results – in retrofitting the bridge and improving its structural behavior. The theorethical results obtained by using numerical-computacional models which take into account both the material properties and connections and the bridge-vehicle interaction effects show favourable correlations with the experimental results obtained from static and dynamic tests performed for the bridge under action of a heavy truck having known loading and mechanical characteristics.