Jaelson Budny
Resumo
A comunidade de pesquisa em pavimentação tem buscado alternativas para a redução do consumo de combustíveis e da emissão de gases causadores do efeito estufa.
Dentre estas alternativas, as misturas mornas têm recebido atenção crescente da comunidade de pesquisa em materiais de pavimentação. O uso de temperaturas
reduzidas de usinagem e compactação resulta em menores níveis de consumo de energia, melhores condições de trabalho em campo e menores danos ambientais. O
objetivo principal desta pesquisa foi avaliar o desempenho de três misturas mornas por avaliações de propriedades volumétricas e mecânicas. O ligante das misturas foi
modificado por dois aditivos (químico e orgânico) que têm sido usados no Brasil e através de um processo de espumação. Os resultados experimentais das misturas mornas
avaliadas neste estudo foram comparados com os resultados obtidos para misturas convencionais e indicaram que tais misturas podem ser usadas como alternativas a
misturas asfálticas convencionais.
Abstract
The paving pavement research community has sought for alternatives to reduce fuel consumption and greenhouse gases emissions. Among these alternative
technologies, the warm mixtures have received increased attention from the asphalt materials research community. The use of lower mixing and compaction temperatures
results in lower levels of energy consumption, better working conditions on the field, and less environmental damage. The primary goal of this research was to evaluate the
performance of three warm mixtures through laboratory mechanical tests and volumetric properties of the mixtures. The mixture binder was modified by two
additives (CCBit and AD-Warm) that have been used in Brazil and through a foaming process. The experimental results of the warm mixtures evaluated in this study were
compared to the results obtained for mixtures containing conventional binders and indicated that such mixtures can be successfully used as alternatives for conventional
asphalt mixtures.