Marcos Coutinho Monnerat Araujo

Título



Uso de Técnica de Engenharia Reversa para Reconstrução Tridimensional de Fósseis Através de Fotografias

Orientador(es)



Nelson Francisco Favilla Ebecken e Gerson Gomes Cunha

Resumo



O projeto Dinosvirtuais tem por objetivo criar uma base de dados de modelos tridimensionais de fósseis e esculturas da coleção de vertebrados fósseis do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As técnicas de engenharia reversa utilizadas para a reconstrução tridimensional de objetos são possíveis de serem utilizadas fora da área de conhecimento da engenharia para auxiliar diversas outras esferas de conhecimento como, no caso, a paleontologia. Diversas técnicas de reconstrução tridimensional de objetos podem ser aplicadas à reconstrução de fósseis, como o escaneamento à laser, o escaneamento por tomografia computadorizada e a Shape-from-silhouette (Forma pela silhueta), por exemplo. A técnica de shape fromsilhouette de é uma alternativa de baixo custo para a reconstrução tridimensional de objetos se comparada a outras como as citadas acima. Este trabalho apresenta algumas possibilidades de técnicas de reconstrução 3D de objetos passíveis de uso em diferentes áreas de conhecimento e a experiência do projeto Dinos Virtuais com a técnica shapefrom-silhouette com o uso da solução comercial de software 3D Software Object Modeler.

Abstract



The Dinosvirtuais project aims to create a database of 3D models of fossils and sculptures of the collection of the paleovertebrates section of the Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. The reverse engineering techniques used for 3D reconstruction of objects may be used for different spheres of knowledge rather than Engineering, in this case, paleontology. Different 3D object reconstruction techniques can be applied to fossil reconstruction such as laser scanning, computer tomography scanning and shape-from-silhouette for example. The Shape-from-silhouette 3D reconstruction technique is an alternative to more expensive 3D reconstruction techniques such the ones mentioned above. This work presents some possibilities of 3D reconstruction techniques that can be used for different spheres of knowledge and the Dinosvirtuais experience with the shape-from-silhouette technique using the commercial solution software 3D Software Object Modeler.

Print