Leonardo Santana Cavalcanti

Título



Efeitos de Alguns Modificadores de Ligante na Vida de Fadiga e Deformação Permanente de Misturas Asfálticas

Orientador(es)



Laura Maria Goretti da Motta

Resumo



Este trabalho apresenta uma análise reológica de ligantes asfálticos e o comportamento mecânico de misturas asfálticas com o uso dos seguintes aditivos: TLA (Trinidad Lake Asphalt); WMA (Warm-Mix Asphalt); PR Plast S (aditivo para misturas asfálticas anti-afundamento de trilha de roda) e OMMT (Montmorilonita organofílica, hidrofóbica ou modificada). Foram feitos ensaios reológicos empíricos e fundamentais dos ligantes, que permitiram analisar e comparar o comportamento dos ligantes puros com o dos ligantes modificados com os aditivos supracitados. Quanto às misturas, foi feita uma análise dos efeitos dos modificadores por meio de ensaios mecânicos de: resistência à tração, módulo de resiliência, fadiga, módulo dinâmico e flow number. Foram realizados ensaios de dano por umidade induzida e determinação dos índices obtidos na compactação giratória: CDI e TDI. Utilizou-se o método Bailey, técnica de avaliação recém implantada no país, que permitiu fazer uma análise do esqueleto pétreo da composição de agregados usada neste estudo. Estes modificadores tiveram considerável efeito sobre os dois cimentos asfálticos convencionais usados como comparação e também nas características mecânicas das misturas testadas, todas com a mesma composição de agregados.

Abstract



This work describes a rheological analysis of asphalt binders and mechanical behavior of asphalt mixtures using the following additives: TLA (Trinidad Lake Asphalt), WMA (Warm-Mix Asphalt - Mixed warm); Plast PR S (anti rutting additive for asphalt mixtures) and OMMT (Montmorillonite organophilic, hydrophobic or modified). Empirical and fundamental Rheological tests were made on asphalts, which thereafter was allowed to examine and compare the behavior of pure asphalts with asphalts modified with the above-quoted additives. Concerning the mixtures, an analysis was made of the effects of modifiers by means of following mechanical tests: tensile strength, resilient modulus, fatigue, dynamic module and flow number. In addition to testing as the moisture-induced damage and the determination of indices obtained by the gyratory compaction: CDI and TDI. It was also used the Bailey method, evaluation technique recently implemented in the area of paving, that allows make an analysis of the aggregate skeleton of the composition. These modifiers had considerable effect on the two conventional asphalt cements used as comparison and also the mechanical characteristics of the mixtures tested, all with the same composition of aggregate.

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