Ana Paula dos Santos da Silva

Título



Estudo da Variação de Amplitudes com o Ângulo (AVA) Através do Emprego de Diferentes Formas de Extrapolação nas Imagens Oriundas da Migração Reversa no Tempo

Orientador(es)



Luiz Landau e André Bulcão

Resumo



A dependência da refletividade com o ângulo de um reservatório é um atributo crucial para a caracterização do mesmo. Uma migração em profundidade antes de empilhamento deve ser capaz de produzir não apenas uma imagem estrutural com acurácia, mas também informações confiáveis de dependência com o ângulo. A proposta deste trabalho é apresentar os resultados de uma investigação de como diferentes formas de implementação da equação da onda podem influenciar a amplitude da seção migrada na extrapolação do campo de ondas na abordagem da Migração Reversa no Tempo (RTM). Estas amplitudes são empregadas para a realização de uma análise de sua variação em relação ao ângulo de incidência da energia em um determinado refletor, denominada função AVA (Amplitude versus Angle), obtendo-se informações importantes para a caracterização dos coeficientes de reflexão de uma interface em sub-superfície. Os resultados encontrados mostram que a Migração Reversa no Tempo com as implementações realizadas geram gráficos de amplitude condizentes com os coeficientes de reflexão teóricos e, desta forma, podem ser utilizados para análises de AVA.

Abstract



The angle dependent reflectivity of a reservoir target is a crucial input for reservoir characterization. A pre-stack depth migration should be able to produce not only an accurate structural image, but also reliable angle-dependent information. The propose of this work is to present the results of an investigation about how different wave equation implementations can influence the amplitudes of a migrated section in the wave field extrapolation by means of Reverse Time Migration (RTM) approach. These amplitudes are employed in order to perform an analysis of their variations with respect to the incidence angle on a specific reflector (AVA - Amplitude versus Angle), resulting in important information for the reflection coefficients characterization of an interface in sub-surface. The results showed that performing the Reverse Time Migration method with different implementations described in this work to generate plots related to theoretical reflection coefficients and, therefore, these plots can be used in the AVA analysis.

Print