Aline Regina de Oliveira Miranda

Título



Descoberta de Conhecimento em Texto Aplicada a um Sistema de Atendimento aos Usuários de um Plano de Assistência à Saúde

Orientador(es)



Nelson Francisco Favilla Ebecken

Resumo



A dissertação tem como objetivo explorar a Mineração de Textos através de um estudo amplo e completo com o intuito de se extrair padrões úteis e desconhecidos em uma base de dados do Serviço de atendimento aos usuários de um plano de saúde de uma grande empresa. Os conhecimentos obtidos foram analisados e validados junto aos especialistas do domínio. A interessabilidade e a acionabilidade dos conhecimentos obtidos permitiram ações que são relevantes para o aperfeiçoamento da operação do sistema. Alguns comentários são apresentados para ilustrar o interesse da pesquisa.

Abstract



The following essay is intended to explore the Text Mining through an extensive and comprehensive study in order to extract useful and unknown patterns from a database of the customer service users of the health care plan of large company. The knowledge obtained was analyzed and validated with experts in the field. The interestingness and actionability of the knowledge obtained allowed actions that are relevant to the improvement of the business. Some comments are presented to illustrate the interest of research.

Print