Carlos Eduardo Rossigali
Resumo
Para aumentar a durabilidade e melhorar o comportamento de pavimentos e obras de arte rodoviárias, os projetos devem ser elaborados com base em modelos de cargas móveis que produzam efeitos similares ao do tráfego de veículos reais. A norma brasileira de cargas móveis em pontes rodoviárias deve, portanto, ser modernizada e acompanhar a tendência de se utilizar modelos de cargas mais realistas, como aqueles já introduzidos em algumas normas estrangeiras de ampla repercussão internacional. É neste contexto que o presente trabalho se insere, apresentando estudos probabilísticos que conduzem aos parâmetros necessários à elaboração dos referidos modelos de cargas móveis. A partir da análise criteriosa dos dados de tráfego rodoviário publicados pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) construiu-se uma base reduzida de dados de veículos reais, com os quais se elaborou a estatística de extremos dos esforços solicitantes críticos em estruturas. Foram consideradas pontes em grelha com duas longarinas típicas da malha rodoviária brasileira, com vãos entre 10m e 40m, sujeitas à passagem de veículos isolados. Os resultados obtidos mostram adicionalmente que as solicitações devidas ao tráfego real podem ser maiores que aquelas devidas a um veículo-tipo da norma brasileira.
Abstract
In order to increase the durability and to improve the performance of pavements and highway bridges, their design should be based on live load models which produce effects similar to the ones produced by the real traffic. The Brazilian code for live load on highway bridges should, then, be revised and follow the current trend to adopt more realistic load models, already used in international design codes. This work presents probabilistic studies which lead to the necessary parameters for the development of the mentioned load models. A heavy vehicles data base was built after a careful analysis of the highway traffic data published by the National Department of Transport Infrastructure (DNIT). This enables the establishment of the probability distribution for extreme values of critical internal forces on bridge structures, yielding to the target values to be reproduced by the live load models. The structural schemes considered were grid systems with two girders typical of Brazilian bridges, spanning from 10m to 40m, subjected to the passage of isolated vehicles. The results also show that the internal forces due to the real traffic can be greater than those due to the Brazilian code live load.