Andrea Dantas Hecksher

 

Título



Otimização de Ambientes Virtuais Tridimensionais para Processamento em Tempo Real na WEB

Orientador(es)



Nelson Francisco Favilla Ebecken

Resumo



Este trabalho expõe e analisa técnicas e processos utilizados para otimização de ambientes virtuais tridimensionais interativos, visando o aumento da qualidade visual e a rapidez no processamento em tempo real. O escopo desta dissertação é fazer um levantamento das técnicas aplicadas na construção e otimização de cenários para games 3D e, a partir de um exame crítico, propor a aplicação de algumas dessas técnicas em interfaces tridimensionais – ambientes para navegação interativa – para web. O resultado da pesquisa é um estudo comparativo de técnicas atuais utilizadas para criação e aplicação de textura que componha resultados de efeitos de iluminação e de malhas complexas de modelos tridimensionais em um único mapa de imagem (bitmap) para ser aplicado a objetos 3D com baixo nível de detalhamento na modelagem. Uma importante contribuição deste trabalho é a descrição do processo e a análise dos resultados da aplicação dessas técnicas na construção de um modelo de ambiente virtual tridimensional a ser processado em tempo real na web.

Abstract



This work displays and analyzes techniques and processes used to optimize threedimensional virtual environments, aiming to increase visual quality and accelerate realtime rendering. The objective of this work is to survey techniques applied for construction and optimization of scenes for 3D video games and, from a critical examination, considering the application of some of these techniques in three-dimensional interfaces – interactive navigation – for web. The result of the research is a comparative study of current techniques used for creation and application of a texture that composes results of illumination effects and complex meshes of three-dimensional models in a single image map (bitmap) to be applied to 3D objects with low level detailing in the modeling. An important contribution of this work is the description of the process and the analysis of the results of the application of these techniques in the construction of a three-dimensional virtual environment model to be processed in real-time in the web.

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