Lançamentos de Livros

 

   

thermal

Thermal Cracking of Massive Concrete Structures
State of the Art Report of the RILEM Technical Committee 254-CMS

Autor: Eduardo M.R. Fairbairn; Miguel Angelo Dias Azenha; 
Páginas: 409
ISBN: 978-3-319-76616-4
Publicação: 2019
Edição: 1

This book provides a State of the Art Report (STAR) produced by RILEM Technical Committee 254-CMS ‘Thermal Cracking of Mas-sive Concrete Structures’. Several recent developments related to the old problem of understanding/predicting stresses originated from the evolution of the hydration of concrete are at the origin of the creation this technical committee. Having identified a lack in the organization of up-to-date scientific and technological knowledge about cracking induced by hydration heat effects, this STAR aims to provide both practitioners and scientists with a deep integrated overview of consolidated knowledge, together with recent developments on this subject. Link para o site da editora.

 

           
                 
   

ciclodevida

Avaliação do Ciclo de Vida de Produtos - Uma Introdução

AutorSaulo Barbará de OliveiraClaudio Fernando Mahler;
Páginas: 192
ISBN: 9788539909599
Publicação: 2018
Edição: 1

“Sonho com o dia em que encontraremos o equilíbrio entre o ter e o ser, o desfrutar e o preservar. Sonho com o dia em que viveremos em total harmonia com a Mãe Terra... Cada um de nós tem um impacto nesse mundo, só temos que decidir qual impacto queremos ter.” (Discurso de Gisele Bündchen na Cidade do Rock (2017) lançando o Projeto Mundial Belive Earth / Amazônia Legal).

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) trata do estudo do berço ao túmulo de produtos e processos desenvolvidos pelo homem, numa evolução com impacto ambiental grave a partir do início da Revolução Industrial no século XVIII. A ACV é uma ferramenta valiosa, intensamente empregada nos países desenvolvidos, não só em pesquisas e ciência, mas nas empresas e indústrias. Seu resultado é uma contribuição valiosa para tornarmos realidade o sonho de Gisele Bündchen e daqueles que acreditam numa sociedade mais justa, vivendo em harmonia com o meio ambiente. Este livro ajuda o leitor a conhecer e entender o que é e para que serve a ACV e como poderá contribuir na melhoria de produtos e processos diminuindo os impactos e danos ambientais. Também ajuda a tornarmos realidade, algum dia do futuro, o sonho de muitos de nós e de Gisele Bünchen. Vale a pena perseguirmos nossos sonhos, bem como ler este livro. Link para o livro no site da editora.

           
                 
   

capa gestao riscos hidrologicos 9a 1

Gestão de riscos e desastres hidrológicos

Autor: Marcelo Miguez, Leandro Torres Di Gregorio & Aline Veról
Páginas: 368
ISBN: 978-85-35287-31-8
Publicação: 2017
Edição: 1

 “Gestão de riscos e desastres hidrológicos” é o tema de livro dos professores Marcelo Miguez, da Coppe/UFRJ, Aline Vérol, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ) e colaboradora da Coppe, e Leandro Torres Di Gregorio, da Escola Politécnica (Poli/UFRJ), recém-publicado pela editora Elsevier.


O livro busca definir uma base conceitual para a interpretação correta do risco e de seus componentes (perigo, vulnerabilidade e resiliência), focando nos riscos hidrológicos resultantes das chuvas intensas e extremas, que geram inundações, enxurradas e alagamentos.


Os autores apresentam e discutem ferramentas de mapeamento de risco, para avançar de forma concreta o processo de gestão de riscos, para redução das perdas e danos associados, percorrendo atividades de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução. O livro visa não apenas proporcionar a disseminação do conhecimento de conceitos e métodos acadêmicos aos leitores, mas também servir de guia prático para implementação de ações concretas relacionadas à gestão de riscos de desastres hidrológicos nos municípios brasileiros, constituindo-se como ferramenta de apoio ao desenvolvimento urbano. A obra já se encontra a venda no site da editora.

           
                 
   

capa livro drenagem urbana2 marcelo miguez 1

Drenagem Urbana: Do projeto tradicional à sustentabilidade

Autor: Marcelo Miguez, Osvaldo Rezende & Aline Veról
Páginas: 384
ISBN: 978-85-35277-46-3
Publicação: 2015
Edição: 1

Partindo da motivação gerada pelo problema atual das cheias urbanas e considerando a importância de projetos de drenagem para o adequado equacionamento deste problema, pesquisadores do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ apresentam os conceitos e tratam das modificações introduzidas pelo processo de urbanização sobre o ciclo hidrológico urbano. A obra visa criar a base inicial de discussão e definir as causas do problema. Estabelecida esta base, o projeto tradicional de drenagem é apresentado, junto com uma revisão de hidráulica de canais e de redes, para dar o suporte técnico necessário ao projeto.

De autoria dos professores da Coppe Marcelo Miguez e Aline Veról, e do aluno de doutorado Osvaldo Moura Rezende, o livro também mostra técnicas compensatórias e a sua articulação com projetos considerados de baixo impacto, com conotação sustentável. A articulação destas soluções com a paisagem urbana, aliada a medidas preventivas de controle de uso do solo, ganha espaço nesse ponto. A obra também contém apresentação de casos de estudo para discussão dos conceitos desenvolvidos, especialmente na comparação dos resultados de um projeto tradicional e de um projeto de baixo impacto hidrológico.

           
                 
   

JACQUES DE MEDINA
Visionário humanista

Tributo ao desbravador e ao sedimentador dos nossos
caminhos, na comemoração de seus 92 anos.

  pdf Baixe aqui o Livro completo (24.59 MB)

           
                 
   

WILLY LACERDA
Doutor no saber e na arte de viver

Uma homenagem ao mestre, profissional e amigo
de todas as horas, na comemoração de seus 80 anos.

  pdf Baixe aqui o Livro completo (20.74 MB)

           
                 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

Muros e Taludes de Solo Reforcado

Muros e taludes de solo reforçado

Autor: Maurício Ehrlich & Leonardo Becker
Páginas:128
ISBN: 978-85-86238-94-9
eISBN: 978-85-7975-073-1
Publicação: 2009
Edição: 1

Estabilizar taludes em pouco espaço é um problema dos mais frequentes na Engenharia Geotécnica, especial, mas não exclusivamente, no espaço urbano. Os geossintéticos oferecem uma alternativa técnico-econômica interessante, obtendo um solo reforçado apto a resistir às solicitações que enfrentará ao longo de sua vida útil.

Lançando a nova Coleção Huesker – Engenharia com geossintéticos, o primeiro livro consolida a teoria, o dimensionamento e os cuidados construtivos de estruturas de contenção formadas por solos reforçados com geossintéticos, desempenhando função similar a muros de gravidade.

O livro reúne de forma didática conhecimentos que permitem orientar o projeto de muros e taludes de solo reforçado, apresentando os conceitos de forma adequada às necessidades práticas dos engenheiros envolvidos em projeto, construção e fiscalização de estruturas de solo reforçado, sem descuidar do rigor teórico.

É apresentado o método racional de dimensionamento proposto por Ehrlich e Mitchel e sua aplicação é minuciosamente detalhada. Também são apresentadas tabelas com dados típicos de solos brasileiros e ábacos de dimensionamento, de forma a permitir que o usuário utilize essa metodologia de imediato.

Este livro é destinado a estudantes e profissionais de Projeto e Construção Civil envolvidos com muros de contenção e estabilização de taludes íngremes.


 
           
               

 

Design and Performance of Embankments on Very Soft Soils

Editora CRC Press

 

Authors: Márcio de souza Almeida and Maria Esther Soares Marques

 

Even if it is an important topic in geotechnical engineering, embankments on soft or very soft soils have been the subject of few books and, to my knowledge, none recently published. This book "Design and Performance of embankments on Very Soft Soils" is thus very welcome.The authors, Marcia Almeida and Esther Marques, have a long experience with soft soils and embankments. Indeed both did their Ph.D. on related topics. They also have an excellent knowledge of advanced soil mechanics and of new technologies for both characterizing soft soil deposits and solving settlement or stability problems, as well as field monitoring  and interpretation. The book reflects this state-of-the-art  knowledge. Soils are described using modern concepts of yielding and yield curves;sampling quality is considered; the use and interpretation of DMT, T-bar and piezocone soundings are described. Technologies for reducing and/or accelerating settlements and for improving stability are also described. In particular, emphasis is put on "embankments on pile­ like elements" and on "vacuum  preloading'' with which the authors  have very good expenence. With this book in English, in addition  to the general technical aspects previouslymentioned,  Professors Marcio Almeida and Esther Marques offer the geotechnical community  the  remarkable  and  unique  Brazilian experience with  embankments  on very soft organic soils.

           

 

 

       
 

 

Lixo Urbano - O que você precisa saber sobre o assunto

Editora Revan

Autores(as): Adriana Soares de Schueler - Erika Soares - Ingrid R. F. S. Alves - Julia Righi de Almeida - Julio César M. Andrade - Luiz Pinguelli Rosa - Luciano Basto Oliveira - Roberto Guião Jr - Zilton Sá Fonseca

 No Brasil, assim como na maioria dos países em desenvolvimento, as administrações públicas não têm tratado os resíduos sólidos urbanos da forma mais avançada em termos de tecnologia, desperdiçando o seu enorme potencial social, material e econômico, desde a ampliação da oferta de trabalho até o seu reaproveitamento como matéria-prima e energia. Este livro, que apresenta resultados de pesquisas desenvolvidas em dissertações de mestrado e teses apresentadas no GETRES (Grupo de Estudo de tratamento e Tecnologia de Resíduos) da COPPE/UFRJ, busca divulgar e disponibilizar tais resultados que contêm informações sobre características de resíduos, compostagem, classificação de aterros fechados, uso de barreiras capilares na cobertura de aterros, vegetação pós fechamento de aterros, estudos de potencial enregético dos resíduos e de seu aproveitamento. Seus autores esperam contribuir para adoção de novas técnicas de tratamento e encaminhamneto de resíduos, que não se limitem ao simples aterramento, certamente um problema a ser resolvido com lato custo pelas sociedades futuras.

           
               
 

 mecanica dos pavimentos 0

Mecânica dos Pavimentos

Autor: Jacques de Medina e Laura Goretti da Motta

Páginas: 570

O livro tem como objetivo proporcionar aos estudiosos de pavimentação uma versão moderna dos fundamentos teóricos e experimentais, levando em conta as peculiaridades do meio físico tropical brasileiro. Publicado pela primeira vez, em 1997, pelo professor Jacques de Medina, o livro conta, em sua segunda edição, com a co-autoria da professora Laura Goretti da Motta, responsável por boa parte das atualizações e modificações de conteúdo e formato.

A Universidade tem contribuído decisivamente para a construção de um conhecimento bem fundamentado da mecânica dos pavimentos, colocando-o à disposição dos engenheiros de pavimentação. Na COPPE, em particular, esses estudos são desenvolvidos na área de Geotecnia, do Programa de Engenharia Civil, desde a década de 1970. Nos últimos dez anos, o número de teses de doutorado e de mestrado em mecânica de pavimentação defendidas na COPPE passou de seis e 26 para 15 e 63, respectivamente.

O lançamento será realizado, dia 13 de julho, às 18 horas, no Clube de Engenharia (Av. Rio Branco, 124/20° andar - Centro).

A publicação conta com o apoio da Associação Brasileira Mecânica dos Solos (ABMS) e da Associação Brasileira de Pavimentos (ABPV).

Os autores

Jacques de Medina é engenheiro civil pela Escola Nacional de Engenharia e concluiu mestrado pela Universidade de Purdue, nos Estados Unidos. Em 1967, ingressou na COPPE onde tornou-se professor titular e criou as disciplinas Mecânica dos Pavimentos e Propriedades Físico-químicas do Solo. Desde 1996, o Laboratório de Geotenia da COPPE leva seu nome. Jacques de Medina é livre docente pela UFRJ desde 1988.

Laura Goretti da Motta é engenheira civil pela Escola de Engenharia da UFJF e fez mestrado e doutorado na COPPE/UFRJ. Em1984, Profa. Laura ingressou como professora na instituição, onde mantém suas atividades de docência e pesquisa até hoje. Orientou nove teses de doutorado e 45 dissertações de mestrado e publicou mais de 200 artigos em congressos e revistas.

           
               
 

 tormentas cariocas capa do livro 1

Tormentas Cariocas

Autor: Luiz Pinguelli Rosa, Willy Alvarenga Lacerda (coordenadores)

Páginas: 162

Editora: Coppe/UFRJ

O livro “Tormentas Cariocas: Prevenção e Controle dos Efeitos dos Temporais no Rio de Janeiro” reúne recomendações feitas por cerca de 40 especialistas, participantes do Seminário Prevenção e Controle dos Efeitos dos Temporais no Rio de Janeiro, que trabalharam voluntariamente em busca de soluções para evitar tragédias, como a ocorrida em 3 de fevereiro de 1996, após as enxurradas que atingiram o Rio de Janeiro, deixando 6.500 desabrigados. 



O livro pode ser baixado, gratuitamente, em pdf na página de Publicações Institucionais no site da Coppe, neste link.

           
               
 

 fundacoes volume1 0

Fundações (Volume 1 e 2)

Autor: Dirceu de Alencar Velloso e Francisco de Resende Lopes

Páginas: 290

Este livro destina-se a estudantes de graduação e pós - graduação e também aos profissionais que precisarem recordar os ensinamentos que receberam na Faculdade. Segundo seus autores, a ênfase é em aspectos geotécnicos, embora sejam indicados os esforços que precisam ser considerados no dimensionamento estrutural dos elementos de fundação.

A larga atuação dos autores como professores e profissionais da engenharia, que têm pratica na indústria, projetando, executando e fiscalizando, credenciam os ensinamentos transmitidos nesta obra. Ela resgata conhecimentos em uma vasta bibliografia, a maioria estrangeira, porém incorpora importantes adaptações às condições de solo, de equipamentos e de práticas executivas encontradas em nosso país.


A matéria foi dividida em dois volumes. No primeiro volume, que já se encontra em sua terceira edição, depois dos capítulos iniciais que tratam dos aspectos gerais de projeto de fundações, são estudadas, em detalhes, as fundações superficiais. As fundações profundas são tratadas no segundo volume, que acabou de ser lançado. Neste, são apresentadas os principais tipos de fundações profundas, métodos estáticos e dinâmicos de cálculo da capacidade de carga axial, estacas e tubulões sob esforços transversais além de capítulos dedicados a verificação da qualidade e do desempenho e a problemas especiais em fundações profundas.

Dirceu Velloso e Francisco Lopes lembram no prefácio que “Fundações é um casamento, nem sempre harmonioso, de técnica e arte. Portanto, o profissional que se decide por esta especialidade, que é fascinante, tem que ser prudente. Somente a experiência lhe permitirá ser mais ou menos audacioso.”

Observação: Na versão mais atualizada o livro passou a ser em volume único.

           
               

 

Save

Save

Save