Leonardo Cabral Pereira

Simulação de Fluxo em Reservatórios sob Efeito da Compactação

Breno Pinheiro Jacob e Leonardo José do Nascimento Guimarães

Este trabalho apresenta resultados da influência da consideração da geomecânica na simulação de reservatórios. Foram realizadas simulações com o software comercial STARS® onde foi possível a identificação da relevância dos principais parâmetros geomecânicos na simulação de fluxo por uma análise de sensibilidade. Além disso, foram realizadas simulações em um modelo de campo com geometria e características físicas reais comparando-se os resultados de produção de óleo, produção de água, variação da permeabilidade e da porosidade entre a simulação dita convencional e a simulação acoplada.

This work presents results illustrating the influence of geomechanics in reservoir simulation. Simulations with commercial software STARS® were carried out, which identified the main geomechanical parameters relevant in flow simulation through a sensitivity analysis, based on a sugar cube (synthetic) model. Moreover, numerical simulations in a field model with real geometry and characteristics were done. Based on these results, it was possible to compare values of field permeability and porosity, oil and water production, considering conventional and coupled simulation.