Emília Martins Ribeiro

Caracterização de Agregados Graúdos do Rio de Janeiro para Concreto Estrutural

Lídia da Conceição Domingues Shehata, Ibrahim Abd El Malik Shehata e Ivan Ramalho de Almeida

Os agregados graúdos, componentes que ocupam cerca de 40% do volume do concreto, têm importância relevante nas propriedades do concreto fresco e endurecido, bem como no seu custo. Problemas diversos, como, por exemplo, as reações entre agregados e os álcalis do cimento, a alterabilidade de rochas, a potencialidade das rochas à desagregação, etc., evidenciam a necessidade de estudos mais detalhados sobre esses materiais. Em estudos anteriores, deste e de outros autores, sobre a produção de concretos de alta resistência (CAR), verificou-se que nem todos os agregados graúdos do Rio de Janeiro eram adequados à produção desse tipo especial de concreto e também que grande parte não atendia às normas da ABNT vigentes na época. Dada a relevância do assunto, resolveu-se prosseguir, revisar e aprofundar as pesquisas, acrescentando novos dados experimentais sobre esses agregados.  A Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) tem várias empresas de mineração, que exploram jazidas de maciços rochosos de diferentes origens, gerando agregados de diversas características, que são usados na produção de concretos. A pré-identificação de fornecedores de brita de reconhecida excelência é uma alternativa importante para a produção de concretos com a qualidade desejada, resultando em ganhos na vida útil das estruturas. Este trabalho apresenta os dados relativos à caracterização dos agregados graúdos disponíveis no mercado da RMRJ. A partir de informações obtidas junto a diferentes órgãos, foram identificadas 25 pedreiras da RMRJ em operação. Nelas foram coletadas amostras de rocha e de britas. As amostras foram caracterizadas física e petrograficamente. O momento pareceu especialmente adequado a isso, já que o parque produtor de brita do Rio de Janeiro passa por uma fase de modernização e normas brasileiras relativas aos agregados para o concreto estão sendo modificadas. Os dados obtidos mostram que grande parte dos agregados graúdos produzidos na RMRJ não atende a todos os requisitos das normas ABNT, que esses materiais podem ser limitantes da resistência do concreto e que há necessidade de investigações adicionais no que diz respeito à durabilidade.

The coarse aggregates, components that occupy about 40% of the volume of concrete, have relevant importance on the fresh and hardened concrete properties, as well on its cost. Several problems, as, for example, the reactions between aggregates and the alkalis of the cement, the potentiality of the rocks of desegregation, etc., evidence the need of more detailed studies on those materials.  In previous studies, of this and other authors, about the production of high strength concrete (HSC), it was verified that not all coarse aggregates of Rio de Janeiro were appropriate for the production of that special type of concrete, and also that great part of them did not comply with the Brazilian standards of that time. In view of the relevance of the subject, it was decided to continue the research, adding new experimental data about those coarse aggregates. The Metropolitan Area of Rio de Janeiro (MARJ) has several quarries with different kinds of rock, generating aggregates of different characteristics that are used in the production of concrete. The previous identification of good quality aggregates is an important alternative for the production of concretes with the desired quality, resulting in an adequate life-cycle of the structures.  This work presents data of characterization of the coarse aggregates available in the market of the MARJ. From information given by different institutions, 25 quarries in operation in the MARJ were identified. Rock and coarse aggregates samples were collected from them.  The samples were characterized physically and petrographically.  The moment seemed especially adequate for that study, since not all the quarries had their aggregates analyzed in previous researches and Brazilian standards applied to concrete aggregates are being modified. The presented data show that great part of the coarse aggregates of the MARJ do not comply with all the requirements of the Brazilian codes, that those materials may limit the strength of the concrete, and that there is necessity of further investigation as far as the durability is concerned.