Silvia Mary Pereira Borba

Análise de Modelos de Geração de Gases em Aterros Sanitários: Estudo de Caso

Claudio Fernando Mahler

Este trabalho tem como objetivo investigar as condições de produção de gás do aterro de Nova Iguaçu, visando a avaliação de diferentes métodos utilizados atualmente para o cálculo das emissões. Ênfase especial é dada ao uso do Programa Moduelo 2, desenvolvido na Universidade de Cantabria, Espanha, no qual são inseridos, além de informações da morfologia do terreno e das características dos resíduos recebidos, dados climatológicos diários. Com a finalidade de caracterizar o local de estudo são apresentados resultados obtidos em ensaios de permeabilidade da camada de cobertura e dos resíduos, assim como da composição do biogás do aterro. Os resultados da avaliação dos métodos para o cálculo de geração de metano mostram que a metodologia do Banco Mundial fornece os menores resultados e a metodologia da USEPA os maiores. Já a metodologia do IPCC fornece resultados próximos aos encontrados com a metodologia da USEPA. Os resultados obtidos com os diferentes modelos analíticos e o software Moduelo 2 apresentaram divergências as quais são provavelmente causadas pelas características diferenciadas de resíduos sólidos e o modelo usado na relação entre o CO2 e o CH4. O modelo de previsão empregado foi o do tipo B (Lambe, 1973), ou seja, medidas e modelagens realizadas durante o desenvolvimento da obra.

This work investigates gas production in the Nova Iguaçú landfill, which is usually considered in biogas forecast models. Special attention has been given to the software Moduelo 2, developed in the University of Cantabria, Spain. In this software, local morphological information, as well as solid waste characteristics and daily climate data, are provided as basic data. In order to characterise the site under study, results are presented from permeability tests of the top layer and waste, as well as the composition of the landfill biogas. The results of the assessment of the methods for calculating methane generation show that the World Bank methodology provides the lowest and the USEPA methodology the highest results. On the other hand, the IPCC methodology provides results close to those found using the USEPA methodology. The numerical investigation was carried out using different methods, one being software Moduelo 2, and the results proved to be vary somewhat. An investigation is being carried out. The forecast model type B proposed by Lambe (1973) was adopted, which means the forecast and measurement were during the construction of the landfill.