Giulliana Sant' Ana

 

Título



Análise de Estabilidade de Obra de Contenção Realizada no Município de Nova Friburgo

Orientador(es)



Fernando Artur Brasil Danziger e Anna Laura Lopes da Silva Nunes

Resumo



Análises de estabilidade de uma cortina atirantada, empregada para estabilização de um grande escorregamento ocorrido no km 10,5 da rodovia RJ -142, Mury-Lumiar, foram efetuadas através de emprego de dois programas utilizados correntemente. Os programas não apenas forneceram valores distintos de fatores de segurança, mesmo para uma análise circular com o Método de Bishop simplificado, como um dos programas apresentou diferenças muito significativas quando duas versões foram utilizadas. Análises efetuadas colocaram em sérias dúvidas a utilização de um dos programas na análise da estabilidade de taludes e de cortinas atirantadas. As indicações são de que o problema está associado ao processo de geração das superfícies a serem analisadas. Uma análise estatística, segundo o critério proposto pela Norma Brasileira NBR 11682 – Estabilidade de Encostas, ora em fase de revisão, foi realizada para os dados dos ensaios de cisalhamento diretos realizados. Os valores obtidos foram considerados na retroanálise da superfície de escorregamento verificada, com o método de Morgenstern e Price. O valor do fator de segurança obtido foi de 1,959, portanto não explicando a ruptura. De modo a explicar a ruptura, várias condições de poro-pressão foram analisadas, e uma análise simplificada, com o emprego do parâmetro ru, conduziu a uma condição de ruptura com o valor de ru = 0,4.

Abstract



Stability analysis related to an anchored wall designed to stabilize a failure in the Mury-Lumiar Motorway have been performed. Two softwares currently used provided different safety factors, even for the analyses carried out with the Simplified Bishop method and circular failure surfaces. The analyses performed have suggested that one of the softwares is not reliable, both for slope stability analysis and anchored walls analysys. It seems that the problem is related to the generation of failure surfaces to be analysed. Strength parameters obtained in direct shear tests have been used in a statistical analysis, with the use of the criteria proposed by the Brazilian Standard NBR 11682, Slope Stability (under revision). The obtained parameters have been used in a backanalysis of the failure surface, and a safety factor of 1.959 was obtained with the use of Morgenstern and Price method. In order to obtain a safety factor close to 1, some pore-pressure situations have been considered. A simplified analysis with ru = 0.4 has provided a safety factor close to 1.

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